JurisHand AI Logo

Decreto Estadual do Paraná nº 5919 de 27 de Maio de 2024

Estabelece limite de acréscimo de despesas com Outras Despesas Correntes, com base na variação da Receita Corrente Líquida.

O GOVERNADOR DO ESTADO DO PARANÁ, no uso das atribuições que lhe são conferidas pelos incisos III, V e VI do art. 87 da Constituição Estadual, e tendo em vista o contido no protocolo nº 22.048.477-7,DECRETA:

Publicado por Governo do Estado do Paraná

Curitiba, em 27 de maio de 2024, 203° da Independência e 136° da República.


Art. 1º

Estabelece o limite de acréscimo anual de despesas com Outras Despesas Correntes – ODC, do Poder Executivo Estadual, com base na variação percentual da Receita Corrente Líquida – RCL.

§ 1º

Para efeito deste Decreto, entende-se como Outras Despesas Correntes - ODC o Grupo de Naturezas de Despesas 3, assim definido na Portaria Conjunta STN/SOF/ME nº 23, de 11 de dezembro de 2023, e na Portaria STN/MF nº 1.568, de 11 de dezembro de 2023, e no Manual Técnico do Orçamento do Estado do exercício de 2024.

§ 2º

Para efeito deste Decreto, aplica-se à Receita Corrente Líquida – RCL a definição estabelecida no inciso IV do art. 2º da Lei Complementar Federal nº 101, de 4 de maio de 2000 - Lei de Responsabilidade Fiscal.

§ 3º

A Defensoria Pública do Estado do Paraná não ficará sujeita ao cumprimento dos limites estabelecidos neste Decreto.§ 4º Os órgãos criados a partir da promulgação da Lei nº 21.352, de 1º de janeiro de 2023, estarão sujeitos a limites distintos dos estabelecidos neste Decreto, os quais serão definidos posteriormente.

§ 4º

No exercício de 2024, os órgãos criados a partir da promulgação da Lei nº 21.352, de 1º de janeiro de 2023, estarão sujeitos a limites distintos dos estabelecidos neste Decreto, os quais serão definidos posteriormente. (Redação dada pelo Decreto 6355 de 28/06/2024)

Art. 2º

A variação percentual, utilizada como base para fixação dos limites de crescimento de despesas de que trata o art. 3º deste Decreto, será calculada pela diferença da receita corrente líquida de cada ano, entre janeiro e dezembro, dos dois últimos exercícios financeiros, apurada em termos reais.

Art. 2º

A variação percentual, utilizada como base para fixação dos limites de crescimento de despesas de que trata o art. 3º deste Decreto, será calculada pela diferença da receita corrente líquida de cada ano, entre janeiro e dezembro, dos dois últimos exercícios financeiros. (Redação dada pelo Decreto 6355 de 28/06/2024)

§ 1º

Os valores da Receita Corrente Líquida - RCL serão extraídos do sítio eletrônico do Portal da Transparência do Poder Executivo Estadual.

§ 2º

Para os fins do disposto no caput deste artigo, a elaboração da Proposta de Lei Orçamentária Anual deverá observar os limites impostos por este Decreto;

Art. 3º

Os limites de acréscimos de despesas com Outras Despesas Correntes – ODC são:

I

80% (oitenta por cento) da variação da Receita Corrente Líquida – RCL aplicável ao grupo de natureza de despesas Outras Despesas Correntes - ODC; e

II

50% (cinquenta por cento) da variação da Receita Corrente Líquida – RCL aplicável às naturezas de despesa contidas no Anexo Único deste Decreto.

§ 1º

Para fins de cumprimento do inciso I deste artigo serão avaliados o valor total empenhado do Grupo de Natureza de Despesas 3 - Outras Despesas Correntes, pela unidade orçamentária no ano imediatamente anterior, e o orçamento empenhado para o mesmo fim no exercício vigente.

§ 2º

Para fins de cumprimento do inciso II deste artigo serão avaliados o total empenhado das naturezas de despesa contidas no Anexo Único deste Decreto pela unidade orçamentária no ano imediatamente anterior e o orçamento empenhado para o mesmo fim no exercício vigente.

Art. 4º

Os limites de acréscimo de despesa de que trata o inciso I do art. 3º deste Decreto não serão considerados nos casos de:

Art. 4º

Os limites de acréscimo de despesa que tratam o art. 3º deste Decreto não serão considerados nos casos de: (Redação dada pelo Decreto 6355 de 28/06/2024)

I

contribuições, aportes e transferências aos fundos públicos de natureza previdenciária;

I

contribuições, aportes e transferências aos fundos públicos de natureza previdenciária; (Redação dada pelo Decreto 6355 de 28/06/2024)

II

despesas com o serviço da dívida pública, transferências constitucionais e legais, precatórios e obrigações tributárias e contributivas;

II

despesas com o serviço da dívida pública, transferências constitucionais e legais, precatórios e obrigações tributárias e contributivas; (Redação dada pelo Decreto 6355 de 28/06/2024)

III

convênios, acordos nacionais e operações de crédito e suas contrapartidas;

III

convênios, acordos nacionais e operações de crédito; (Redação dada pelo Decreto 6355 de 28/06/2024)

IV

determinações decorrentes de normas federais ou estaduais que entrarem em vigência após a publicação deste Decreto;

IV

determinações decorrentes de normas federais ou estaduais que entrarem em vigência após a publicação deste Decreto; (Redação dada pelo Decreto 6355 de 28/06/2024)

V

despesas necessárias ao cumprimento de vinculações constitucionais.

V

despesas necessárias ao cumprimento de vinculações constitucionais. (Redação dada pelo Decreto 6355 de 28/06/2024)

Art. 5º

A verificação quanto ao cumprimento dos limites será realizada por meio da Coordenação de Acompanhamento da Governança Fiscal - CAF, vinculada à Diretoria de Articulação Estratégica e Acompanhamento Fiscal - DAE da Casa Civil.

Parágrafo único

Os resultados apurados serão encaminhados para apreciação do Comitê de Governança Fiscal – CGF e da Secretaria de Estado da Fazenda - SEFA.

Art. 6º

O cumprimento do disposto neste Decreto será levado em consideração pela SEFA para fins de:

Art. 6º

O Comitê de Governança Fiscal orientará a SEFA para o cumprimento do disposto neste Decreto, nos casos que extrapolem os limites de acréscimo de despesa estipulado, a fim de: (Redação dada pelo Decreto 6355 de 28/06/2024)

I

liberação de cotas orçamentárias;

I

liberação e cancelamento de cotas orçamentárias; (Redação dada pelo Decreto 6355 de 28/06/2024)

II

análise de pedidos de suplementação orçamentária.

II

alterações orçamentárias. (Redação dada pelo Decreto 6355 de 28/06/2024)

Art. 7º

O monitoramento de que trata o art. 5º deste Decreto não afasta a responsabilidade de cada pasta em medir seus resultados continuamente.

Parágrafo único

Em caso de descumprimento dos limites, o Comitê de Governança Fiscal - CGF deverá convocar os titulares das pastas para esclarecimentos.

Art. 8º

Observado um cenário de tendência de variação negativa da RCL ao final do exercício, o Comitê poderá fixar outros parâmetros para delimitação dos acréscimos de despesas.

Art. 9º

Este Decreto entra em vigor na data de sua publicação.

Art. 9º

Os limites, aplicações e casos especiais serão regulamentados em resolução conjunta elaborada pela SEFA e Casa Civil. (Redação dada pelo Decreto 6355 de 28/06/2024)

Art. 10

Este Decreto entra em vigor na data de sua publicação. (Incluído pelo Decreto 6355 de 28/06/2024)


Carlos Massa Ratinho Junior Governador do Estado João Carlos Ortega Chefe da Casa Civil Norberto Anacleto Ortigara Secretário de Estado da Fazenda Anexo Único

Este texto não substitui o publicado no Diário Oficial do Estado

Decreto Estadual do Paraná nº 5919 de 27 de Maio de 2024