Use o Vade Mecum AI para Concursos: Lei + Questões em um só lugar!
JurisHand AI Logo

Emenda Constitucional Estadual de Minas Gerais nº 113 de 24 de abril de 2023

Altera os arts. 14, 73, 74, 89, 139, 140, 155, 157 e 158 da Constituição do Estado e acrescenta artigo ao Ato das Disposições Constitucionais Transitórias da Constituição do Estado. A Mesa da Assembleia Legislativa do Estado de Minas Gerais, nos termos do § 4º do art. 64 da Constituição do Estado, promulga a seguinte emenda ao texto constitucional:

Publicado por Governo do Estado de Minas Gerais

Palácio da Inconfidência, em Belo Horizonte, 24 de abril de 2023; 235º da Inconfidência Mineira e 202º da Independência do Brasil.


Art. 1º

– Fica acrescentado ao art. 14 da Constituição do Estado o seguinte § 18: "Art. 14 – (…) § 18 – Lei disporá sobre a estrutura e as competências do órgão executivo de trânsito do Estado.".

Art. 2º

– O inciso IV do § 2º do art. 73 da Constituição do Estado passa a vigorar com a seguinte redação: "Art. 73 – (…) § 2º – (…) IV – inexecução ou execução insuficiente ou tardia de plano, programa ou projeto de governo; ou".

Art. 3º

– O inciso III do § 1º do art. 74 da Constituição do Estado passa a vigorar com a seguinte redação: "Art. 74 – (…) § 1º – (…) III – o cumprimento de programa de trabalho expresso em termos monetários, a realização de obra e a prestação de serviço.".

Art. 4º

– O caput do art. 89 da Constituição do Estado passa a vigorar com a seguinte redação: "Art. 89 – O Governador residirá na Capital do Estado ou em município que lhe seja limítrofe ou que esteja localizado a uma distância máxima de 30km (trinta quilômetros) da sede do Poder Executivo, e não poderá, sem autorização da Assembleia Legislativa, ausentar-se do Estado por mais de quinze dias consecutivos, sob pena de perder o cargo.".

Art. 5º

– O art. 139 da Constituição do Estado passa a vigorar com a seguinte redação: "Art. 139 – À Polícia Civil, órgão permanente do poder público, dirigido por Delegado de Polícia de carreira e organizado de acordo com os princípios da hierarquia e da disciplina, incumbem, ressalvada a competência da União, as funções de polícia judiciária e a apuração, no território do Estado, das infrações penais, exceto as militares, e lhe são privativas as atividades pertinentes à perícia oficial de natureza criminal e ao processamento e arquivo de identificação civil e criminal.".

Art. 6º

– O caput do art. 140 da Constituição do Estado passa a vigorar com a seguinte redação: "Art. 140 – A Polícia Civil é estruturada em carreiras, e as promoções obedecerão ao disposto em lei complementar.".

Art. 7º

– O caput do art. 158 da Constituição do Estado passa a vigorar com a seguinte redação: "Art. 158 – A lei orçamentária assegurará investimentos prioritários em programas de educação, saúde, segurança, habitação, saneamento básico, proteção ao meio ambiente, fomento ao ensino, à pesquisa científica e tecnológica, ao esporte e à cultura.".

Art. 8º

– Fica acrescentado ao Ato das Disposições Constitucionais Transitórias da Constituição do Estado o seguinte art. 161: "Art. 161 – Até que entre em vigor a lei a que se refere o § 18 do art. 14 da Constituição do Estado, permanecem aplicáveis as normas sobre a matéria constantes em lei complementar.".

Art. 9º

– Ficam revogados:

I

o § 5º do art. 155 da Constituição do Estado;

II

os §§ 5º e 6º do art. 157 da Constituição do Estado;

III

o § 2º do art. 158 da Constituição do Estado.

Art. 10

– Esta emenda à Constituição entra em vigor na data de sua publicação.


Deputado Tadeu Martins Leite – Presidente Deputada Leninha – 1ª-Vice-Presidente Deputado Duarte Bechir – 2º-Vice-Presidente Deputado Betinho Pinto Coelho – 3º-Vice-Presidente Deputado Antonio Carlos Arantes – 1º-Secretário Deputado Alencar da Silveira Jr. – 2º-Secretário Deputado João Vítor Xavier – 3º-Secretário

Emenda Constitucional Estadual de Minas Gerais nº 113 de 24 de abril de 2023