Assistente em Administração - 2022
O Artigo 50, da Lei 9.784/1999, trata dos atos administrativos que deverão ser motivados, com indicação dos fatos e dos fundamentos jurídicos. Acerca desses atos, não está previsto que eles:
A Lei 8.666/93 foi criada para determinar as normas usadas para licitações e contratos de órgãos públicos do Brasil. Ela se aplica à administração pública direta e indireta, em qualquer um dos poderes. É utilizada em órgãos da União, dos estados e dos municípios brasileiros, além do Distrito Federal. A licitação é um instrumento obrigatório em todos os processos de compra de produtos ou para aquisição de serviços necessários ao serviço público. Apenas em algumas circunstâncias admite-se a dispensa da licitação. São elas:
Em relação ao tema licitação, assinale a alternativa que preenche,
correta e respectivamente
, as lacunas do enunciado abaixo.
Quanto à manutenção do equilíbrio _____________, em qualquer contrato administrativo, deve ser _____________ o equilíbrio entre as ________.
No processo licitatório, exige-se a obrigatoriedade de que seja assegurada a igualdade de condições a todos os concorrentes. Analise os itens abaixo acerca dos outros princípios que norteiam a licitação.
- Probidade administrativa. 2) Julgamento objetivo. 3) Vinculação ao instrumento convocatório (edital). 4) Sustentabilidade.
São princípios que norteiam a licitação:
A utilização do Termo de Referência em um processo licitatório serve como um documento que deverá conter elementos capazes de propiciar a avaliação do custo pela Administração, diante de orçamento detalhado, considerando os preços praticados no mercado, a definição, os métodos, a estratégia de suprimento e o prazo de execução do contrato. Neste sentido, tomando como base a elaboração do Termo de Referência (TR), não deve constar do TR:
O controle interno tem como missão fornecer aos gestores, nos diferentes níveis da organização, informações para a tomada de decisão. Esta ação tem como objetivo subsidiar o controle dos processos com vistas a atingir as metas estabelecidas pela organização. Acerca do Controle Interno, analise as sentenças abaixo e assinale com “V” as Verdadeiras e com “F” as Falsas.
( ) O controle interno deve ser realizado por todo servidor público, em especial, pelos que atuam em cargos de chefia.
( ) A boa prática envolve políticas e procedimentos para garantir boas demonstrações financeiras.
( ) Para se observar boas práticas, são importantes políticas e procedimentos de manutenção dos registros contábeis.
( ) O controle interno assegura o atingimento dos objetivos, de maneira correta e tempestiva, com a mínima utilização de recursos.
A sequência correta, de cima para baixo, é:
O exercício do controle externo é quando um Poder exerce a revisão dos atos administrativos de outro Poder. A Constituição Federal assegura que o controle externo está a cargo do Congresso Nacional e será exercido com o auxílio do Tribunal de Contas da União. A Constituição Federal também institui como Controle Externo:
A utilização do armazenamento de informações requer o uso de técnicas necessárias para uma recuperação fácil e ágil. Em relação aos métodos básicos de arquivamento, numere a 2.ª coluna de acordo com a 1.ª.
(1) Alfabético (2) Geográfico (3) Numérico (4) Ideográfico
( ) Consiste em determinar um número sequencial para cada documento, que permite sua consulta de acordo com um índice numérico previamente determinado.
( ) É empregado quando a ordenação dos documentos é feita por assunto.
( ) É aquele usado quando os documentos apresentam a sua organização por meio do local.
( ) Método muito usado nas empresas por apresentar a vantagem de ser rápido e simples.
A sequência correta, de cima para baixo, é:
Os documentos podem ser classificados segundo sua origem ou formato de construção. São exemplos de documentos do tipo cartográficos:
A redação oficial é um instrumento de comunicação utilizado frequentemente pelo Poder Público para se comunicar interna e externamente, com o objetivo de informar algo para um indivíduo, grupo de pessoas ou instituições públicas ou privadas. Tem uma redação própria e deve caracterizar-se pela impessoalidade, uso do padrão culto de linguagem, clareza, concisão, formalidade e uniformidade. Sobre a redação oficial, não se considera documento oficial: