JurisHand AI Logo
|

Decreto Estadual de Minas Gerais nº 5.517 de 30 de dezembro de 1958

Institui na Secretaria da Educação o registro de professor particular de gráu pré-primário e primário. O Governador do Estado de Minas Gerais, usando de suas atribuições decreta:

Publicado por Governo do Estado de Minas Gerais

Palácio da Liberdade, em Belo Horizonte, aos 30 de dezembro de 1958.


Art. 1º

– Fica instituído na Secretaria da Educação o registro do professor particular de gráu pré-primário e primário.

Art. 2º

– A partir de 1.º de março de 1959 nenhum professor poderá lecionar em escola particular de gráu pré-primário e primário sem estar registrado.

Art. 3º

– Poderão requerer registro, satisfeitas as exigências regulamentares:

I

os diplomados pelo curso de Administração Escolar do Instituto de Educação de Belo Horizonte ou pela antiga Escola de Aperfeiçoamento;

II

os diplomados por Escolas Normais ou Cursos Regionais.

Art. 4º

– Os professores que não possuirem nenhum dos titulos citados no artigo anterior deverão juntar documentos de aprovação em exame de suficiência, de acôrdo com o disposto no art. 17, do Código do Ensino Primário.

§ 1º

– O exame a que se refere o presente artigo será realizado pela Secretaria de Educação em todo o Estado, anualmente e em conjunto com o exame de suficiência para provimento de classes vagas nas escolas estaduais.

§ 2º

– São válidos para os efeitos dêste artigo os exames de suficiência realizados a partir de 1957.

Art. 5º

– Aos aprovados no exame de suficiência será expedido pela Secretaria de Educação certificado que instruirá o processo de registro.

Art. 6º

– Os pedidos de registro das escolas particulares pré-primárias e primárias só serão atendidos mediante a apresentação da relação dos professores registrados nos têrmos dos artigos 3.º e 4.º dêste decreto.

Art. 7º

– O Secretário da Educação baixará instruções reguladoras dêste decreto, que entrará em vigor na data de sua publicação, revogadas as disposições em contrário.


JOSÉ FRANCISCO BIAS FORTES Abgar Renault.

Decreto Estadual de Minas Gerais nº 5.517 de 30 de dezembro de 1958 | JurisHand AI Vade Mecum