Contador - 2025
Os fatos contábeis são registrados na contabilidade pública por meio de lançamentos em contas previstas no Plano de Contas Aplicado ao Setor Público (PCASP). Para o registro de fatos contábeis permutativos que não envolvam contas do Patrimônio Líquido, na contabilidade pública, são usadas as contas do PCASP:
O Quociente de eficácia da receita orçamentária está situado na faixa de valores:
O Quociente de eficácia da despesa orçamentária está situado na faixa de valores:
O Quociente de eficácia dos recursos financeiros utilizados está situado na faixa de valores:
O Quociente de eficácia no gerenciamento orçamentário está situado na faixa de valores:
A Lei Orçamentária Anual (LOA), conforme explica o Ministério do Planejamento e Orçamento, apresenta a programação dos gastos governamentais, bem como a previsão das receitas para custear esses gastos. Trata-se de um único documento, constituído por três partes:
Conforme o Glossário de Termos Orçamentários, mantido pelo Congresso Nacional, Restos a Pagar são despesas empenhadas mas não pagas até o dia 31 de dezembro. Acerca dos restos a pagar, analise as afirmativas abaixo:
I - Distinguem-se os restos a pagar processados (despesas empenhadas e liquidadas) dos não processados (despesas apenas empenhadas e aguardando a liquidação). II - Restos a pagar inscritos em exercícios anteriores e pagos no exercício são considerados pagamentos extraorçamentários. III - Devem ser reconhecidos como receita orçamentária os recursos financeiros oriundos de cancelamento de despesas inscritas em Restos a Pagar.
É CORRETO o que se afirma em:
A Instrução Normativa n.º 1.234, de 11 de janeiro de 2012, e suas atualizações, dispõe sobre a retenção de tributos incidentes sobre pagamentos efetuados a pessoas jurídicas pelo fornecimento de bens ou prestação de serviços pelos órgãos da administração pública federal direta, suas autarquias, fundações, empresas públicas federais, sociedades de economia mista e demais entidades que menciona, e pelos órgãos da administração pública direta dos estados, do Distrito Federal e dos municípios, inclusive suas autarquias e fundações. Em relação às determinações dessa legislação, a UFCG:
Órgãos e entidades públicos federais dispõem da possibilidade de realizar descentralização de créditos por meio da celebração de Termo de Execução Descentralizada (TED). A descentralização de créditos ocorre quando um órgão ou entidade pública federal recebe orçamento de outro órgão da União para executar ações e políticas públicas. No entanto, a descentralização de créditos NÃO É PERMITIDA para:
A Norma Brasileira de Contabilidade (NBC) TSP 34 (Custos no Setor Público) define que a informação de custos, para ser útil e compreensível ao usuário, deve levar em consideração as características qualitativas e as restrições da informação. O contador da UFCG identificou que determinados bens adquiridos para uso em seus laboratórios podem ser apropriados imediatamente como custo por serem de baixo valor, em vez de depreciá-los por diversos períodos, considerando, assim:



