Analista Judiciário - Área Judiciária - 2025
Os achocolatados são misturas compostas por leite desidratado, chocolate em pó, açúcar e aditivos.
Em sua composição, o achocolatado X tem 76 gramas de chocolate em pó e 12 gramas de açúcar, que correspondem a 6% da massa total de X.
O fabricante do achocolatado X pretende aumentar a massa total do produto acrescentando 50 gramas de leite desidratado e nada mais.
Essa modificação na composição do produto fará com que a porcentagem de chocolate em pó, com relação à massa total de X, sofra redução de
Silvana iniciou um treinamento com o objetivo de participar de uma prova de corrida.
Ela registrou, em um plano cartesiano, a distância percorrida (em quilômetros) e o respectivo tempo gasto (em minutos), em cada um dos quatro primeiros dias de treinamento.
Cada ponto no gráfico corresponde aos registros de um dia de treino.
Sabe-se que, ao longo dos quatro dias, a razão distância/tempo foi estritamente crescente.
Colocando-se esses pontos em ordem cronológica, obtém-se
Em um Tribunal, está em vigor uma normativa referente ao uso de crachás para identificação dos indivíduos nas suas dependências.
Dentro desse Tribunal:
• juízes podem não portar crachás;
• advogados devem portar crachás;
• não-juízes e não-advogados não podem portar crachá.
Qualquer pessoa, para entrar no Tribunal, é associada a uma única categoria entre as três citadas.
Em certo momento, duas pessoas estão paradas, conversando no corredor interno do Tribunal: uma com crachá e, a outra, sem.
Sobre essas duas pessoas, é correto afirmar que
Um barco está parado em um ponto A e começa a navegar, em linha reta, até um ponto B, a 20 km de distância, de modo que esse trajeto faz 20o, no sentido horário, com o Norte geográfico.
Ao chegar ao ponto B, esse barco para, muda a sua rota e começa a navegar, em linha reta, até um ponto C, a 15 km de distância, de modo que esse trajeto faz 125o, no sentido horário, com o Norte geográfico.
O ângulo formado pelos segmentos imaginários AB e BC é de
Sejam A, B e C números inteiros e positivos tais que A x B = 20 e A x C = 36.
A soma A + B + C vale
João, servidor ocupante de cargo de provimento efetivo no Tribunal Regional do Trabalho da Região X, em razão de patologia estritamente relacionada ao exercício funcional, teve deferida a aposentadoria por incapacidade permanente para o trabalho.
Em momento posterior, constatou-se a acentuada regressão da referida patologia, o que acarretou o restabelecimento da capacidade laborativa do servidor, ainda que em intensidade um pouco inferior à originária. Por tal razão, a Administração Pública decidiu que João deveria retornar ao serviço ativo.
Sobre a hipótese, à luz da Lei nº 8.112/1990, assinale a afirmativa correta.
Maria, servidora pública federal, recebia auxílio-moradia em razão da inexistência de imóvel funcional disponível na localidade em que estava lotada, além de preencher os demais requisitos exigidos na sistemática vigente.
Sobre a hipótese, considerando os balizamentos estabelecidos pela Lei nº 8.112/1990, assinale a afirmativa correta.
A informação de que Pedro, servidor público federal de escalão hierárquico superior, teria praticado uma infração disciplinar, chegou ao conhecimento da autoridade competente.
Além de ser informado por seus assessores imediatos sobre a necessidade de instaurar o respectivo processo administrativo disciplinar, também lhe foi sugerida a possibilidade de afastamento preventivo, em razão do risco de que ele influísse na apuração do ilícito administrativo.
Em relação ao sugerido afastamento de Pedro, considerando os balizamentos estabelecidos pela Lei nº 8.112/1990, assinale a afirmativa correta.
Ao apreciar recurso interposto contra o juízo monocrático de primeira instância, o relator, no âmbito da Turma competente do Tribunal Regional do Trabalho da 24ª Região (TRT-24), a partir de requerimento do Ministério Público, entendeu que se tratava de hipótese de assunção de competência.
Nessa situação, à luz do Regimento Interno do TRT-24, assinale a afirmativa correta.
Em determinado processo judicial que se encontra em tramitação no âmbito de uma Vara do Trabalho localizada no Estado de Mato Grosso do Sul, a reclamante entendeu que o Juízo praticou ato que configurava erro de procedimento, o que, ao seu ver, deveria ser regularizado pelo Tribunal Regional do Trabalho da 24ª Região (TRT-24)
Sobre a situação descrita, à luz do Regimento Interno do TRT-24, é cabível, no prazo de 8 (oito) dias, preenchidos os demais requisitos exigidos,
