Assistente em Administração - 2019
A readaptação, prevista na Lei n° 8.112, de 11 de dezembro de 1990, consiste
A Lei n° 8.112, de 11 de dezembro de 1990, dispõe sobre a disciplina jurídica da concessão, que consiste na possibilidade de o servidor se ausentar do serviço por:
NÃO constitui licença sem remuneração prevista na Lei n° 8.112, de 11 de dezembro de 1990, a licença:
Sobre as férias do servidor, de acordo com a Lei n° 8.112, de 11 de dezembro de 1990, é INCORRETO afirmar:
A concisão é uma das qualidades essenciais da redação oficial. Para garantir um texto conciso, "deve-se mencionar apenas o estritamente indispensável, exprimindo o maior número de ideias com o mínimo possível de palavras. Mas há que ter cuidado de não pretender alcançar a concisão em detrimento da clareza" (LIMA, 2010, p. 3). Dessa forma, para melhor concisão na redação oficial, devem-se eliminar:
I. o uso abusivo da palavra "que".
II. as informações supérfluas.
III. o uso excessivo dos artigos indefinidos "um" e "uma".
IV. os pormenores desnecessários.
É CORRETO o que se afirma em
Um diretor da Universidade Federal do Espírito Santo precisa redigir um expediente oficial cujo destinatário é o reitor da Universidade. Considerando essa informação, e com base no Manual de Redação da Presidência da República (2018), é CORRETO afirmar:
Analise as afirmativas a seguir, acerca da comunicação com agentes públicos federais, considerando o Decreto nº 9.758, de 11 de abril de 2019.
I. O único pronome de tratamento utilizado é “senhor”, independentemente do nível hierárquico, da natureza do cargo ou da função ou da ocasião.
II. O pronome de tratamento utilizado será flexionado para o feminino e para o plural.
III. A forma de tratamento “Vossa Senhoria” poderá ser usada, se na forma abreviada.
IV. O endereçamento da comunicação não conterá, em nenhuma hipótese, o nome do agente público.
É CORRETO o que se afirma em
Com base no Manual de Redação da Presidência da República (2018), a grafia do local e da data em um ofício está CORRETA em:
De acordo com o que estabelece o Manual de Redação da Presidência da República (2018), estão grafadas CORRETAMENTE as siglas ou os acrônimos:
Considerando a linguagem utilizada no texto, analise as afirmativas a seguir.
I. Em “Quase desmaiei, até” (linha 7) e na frase “Ninguém sabia do bebê, até a mulher chegar”, o termo “até” exerce funções morfossintáticas diferentes.
II. Em “Aí quando eu puxei umas folha de alface [...]” (linha 5), o termo “aí” exerce a função de advérbio com o valor semântico de intensificar a ação narrada no texto.
III. Em “Me deu até tontura” (linha 9), observamos o uso da próclise, que representa uma construção muito frequente no português brasileiro, porém o seu emprego no excerto não é legitimado pela gramática normativa tradicional.
É CORRETO o que se afirma em
