Agente Penitenciário - Curso de Formação - 2019
O uso diferenciado da força, na esfera da intervenção, consiste na seleção adequada de força pelo agente penitenciário.
Neste sentido, assinale a alternativa que corresponde à sequência correta de segurança a ser observada em sua utilização.
Analise o trecho abaixo do art. 374, sobre procedimentos a serem adotados em situações adversas, da Instrução Normativa nº 001, de 12 de dezembro de 2019.
“Art 374. Movimentos de subversão, ......................... , evasões, ......................... e outros incidentes serão imediatamente informados ao supervisor de plantão, à chefia ............................... de e ao gestor da unidade prisional, (…)”
Assinale a alternativa que completa corretamente as lacunas do texto.
Nos casos de necessidade de neutralização de ameaças, com uso de disparos de Espingarda Calibre 12 com munições de elastômero, qual região do corpo o operador da arma deve buscar atingir?
Considere as intervenções táticas em recinto penitenciário, ao se adotar a Formação em Coluna composta por 8 operadores (conforme figura abaixo):
Qual deverá ser a preferência de funções (papéis) de atuação a ser adotada conforme ACAPS (Academia de Administração Prisional e Socioeducativa) do Estado de Santa Catarina, respeitando a sequência numérica estabelecida na ilustração?
Após o término de todos os procedimentos técnicos adotados pela Intervenção com os detentos em celas, galerias e pátios, qual procedimento faz parte da avaliação de resultados, preconizado pela ACAPS (Academia de Administração Prisional e Socioeducativa) do Estado de Santa Catarina?
O Uso Diferenciado da Força consiste na seleção adequada de nível de uso da força empregada pelo Agente Penitenciário para cessar injusta ameaça.
Embora não haja uma ordem de progressão a ser necessariamente seguida, existem os níveis estabelecidos para tomada de decisão.
Neste sentido, identifique corretamente a que nível pertencem os diferenciados tipos de força abaixo relacionados, de acordo com a ACAPS (Academia de Administração Prisional e Socioeducativa) do Estado de Santa Catarina.
( ) Força Letal ( ) Verbalização ( ) Presença Física ( ) Resistência Passiva/Ativa ( ) Técnicas defensivas não letais
Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo.
Sobre a técnica de invasão tática por Tomada Rápida, é correto afirmar:
Com a Espingarda Calibre 12, em Intervenção Tática Prisional, podem-se empregar 4 posições básicas de manuseio, preconizadas pela ACAPS (Academia de Administração Prisional e Socioeducativa) do Estado de Santa Catarina.
Assinale a alternativa correta quanto à característica de posição com o armamento, conforme ACAPS.
Assinale a alternativa correta em relação à FTIP (Força-Tarefa de Intervenção Penitenciária).
Dos procedimentos a serem adotados em situações adversas, previstas no Capitulo I da Instrução Normativa no 001, de 12 de dezembro de 2019, qual das alternativas abaixo está correta?
