Especialista Técnico - Advogado - 2010
Assinale a alternativa CORRETA, quanto à justificativa para o uso do travessão no trecho: “Hoje - é o que penso resignadamente, enquanto afivelo o cinto e observo os letreiros de "não fumar" - , há períodos em que o escritor trabalha como funcionário do departamento de vendas da editora...” (l 2-4).
Analise os períodos a seguir.
I. “Escolha de menus na classe econômica, talheres de metal, pratos de louça, refeições quentinhas, precedidas por aperitivos e acompanhadas por vinhos” (l. 7-8).
II. “Ninguém pensava em problemas de segurança, não havia a revista e a inspeção a que hoje os passageiros têm de submeter-se” (l. 9).
III. “O resto é vendido, mas ela se gaba disso, enquanto anuncia um cardápio baratinho, para os que tiverem uma queda de curva glicêmica durante o voo e precisarem comer alguma coisa” (l 20-21).
IV. “Não existe razão para crer que as mudanças vão parar aí” (l 36)
Assinale a alternativa que apresenta os períodos nos quais se podem encontrar orações subordinadas substantiva, adjetiva e adverbial
Com base na análise do trecho “Encaixei-me no que cinicamente chamam de poltrona e pressagiei o dia em que os comissários de bordo empregarão pés-de-cabra para socar nos assentos os passageiros mais graudinhos” ( l 16-17), assinale a alternativa CORRETA, quanto à classificação do período e ao número de orações que o constituem.
A interrogação pode ser expressa por meio de uma oração, cuja parte final apresenta entoação ascendente, ou por uma oração iniciada por pronome ou advérbio interrogativo. Há, também, um tipo de interrogação, chamada indireta, que se faz por meio de um período composto, em que a pergunta está contida numa oração subordinada de entonação descendente. Assinale a alternativa que apresenta uma interrogação indireta.









