Analista Judiciário - Apoio Especializado - Administração - 2024
As ideias e concepções acerca do ser humano evoluem ao longo do desenvolvimento do pensamento administrativo, iniciando-se com o conceito de homo economicus da Administração Científica.
O estruturalismo, corrente que abriga autores como Merton, Blau e outros, apoia-se em uma visão do ser humano caracterizado, entre outros aspectos, como flexível, resistente à frustação, capaz de adiar recompensas e com desejo permanente de realização.
Esse conceito de ser humano é conhecido como homem:
Henri Fayol foi um dos principais pensadores da teoria clássica da administração. Entre suas contribuições, está a formulação das funções do administrador e a proposição de um conjunto de princípios de administração, influenciando o pensamento e a prática administrativa. Um dos princípios da administração de Fayol refere-se a incentivar a harmonia e a união do pessoal, como fonte de vitalidade para a organização.
Esse princípio é conhecido como:
A formulação de tipologias das organizações foi um esforço empreendido por alguns dos principais autores estruturalistas. Nessa linha, Etzioni propôs uma importante tipologia que combina “um aspecto estrutural, uma vez que se baseia nos tipos e na distribuição de poder, e um aspecto motivacional, visto que se baseia nas diferentes formas de compromisso dos participantes com a organização” (Motta e Vasconcelos, 2008, p. 154).
Sobre os tipos de organização propostos por Etzioni, é correto afirmar que:
A escola de relações humanas é um dos principais marcos na evolução do pensamento administrativo. Essa escola, entre outras contribuições relevantes, destacou a importância da organização informal para a produtividade e o funcionamento das estruturas organizacionais formais. No entanto, a escola foi também alvo de críticas de autores e pesquisadores diversos, que levaram à sua superação e a novos desenvolvimentos no campo da administração.
Entre as principais críticas apresentadas à escola de relações humanas, está:
A importância conferida à aprendizagem no campo das teorias de administração resulta das mudanças tecnológicas e sociais associadas ao surgimento da sociedade pós-industrial e informacional. Um dos principais autores que se debruçaram sobre o tema das organizações de aprendizagem é Peter Senge. O autor propõe que a aprendizagem organizacional é construída a partir de cinco disciplinas capazes de levar pessoas e grupos a conduzirem as organizações para a renovação contínua. Uma dessas disciplinas refere-se a estabelecer um foco sobre propósitos mútuos, permitindo que as pessoas nutram um senso de compromisso com a organização, criando imagens do futuro que pretendem alcançar.
Essa disciplina é conhecida como:
João é líder de uma equipe de dez funcionários na organização em que trabalha. Ele acaba de ser informado dos resultados de sua avaliação anual de desempenho, tendo recebido notas altas nos quesitos: capacidade de compartilhar informação relevante com os subordinados; capacidade de organizar o trabalho dos funcionários em função das metas da equipe; capacidade de identificar oportunidades e novos projetos relevantes.
João foi bem avaliado no desempenho dos seguintes papéis organizacionais, respectivamente:
Uma clínica quer melhorar o controle e a avaliação de seus processos internos. Para tal, a direção da clínica quer definir alguns indicadores de eficácia e de eficiência.
Nesse contexto, são um indicador de eficácia e um de eficiência adequados, respectivamente:
Em todas as áreas funcionais de uma organização, os administradores exercem as funções administrativas que correspondem às etapas do processo administrativo: planejar, organizar, dirigir e controlar.
São exemplos de atividades relacionadas à função direção e à função organização, respectivamente:
Controle é a função da organização que assegura que os objetivos organizacionais estão sendo alcançados, monitorando o desempenho organizacional em relação a possíveis desvios. Para seu adequado desempenho, a função controle depende de sistemas de controle organizacional eficazes.
Um sistema de controle organizacional eficaz deve atender a alguns critérios gerais, tais como:
Funcional, divisional e matricial são três tipos de estruturas organizacionais amplamente adotadas por organizações de diferentes setores de atuação.
Acerca das estruturas funcional, divisional e matricial, analise as afirmativas a seguir.
I. A estrutura divisional tem como uma de suas vantagens o fato de evitar que os interesses particulares de uma divisão se sobreponham aos interesses da organização como um todo.
II. A estrutura funcional tem como uma desvantagem o fato de dificultar a avaliação da contribuição de cada área funcional para o desempenho da organização como um todo.
III. O principal mecanismo de coordenação da estrutura matricial são as equipes multifuncionais.
IV) A estrutura matricial enfraquece a cadeia de comando e a coordenação vertical.
Está correto o que se afirma em: