Analista Judiciário - Área Judiciária - 2025
Acerca de governabilidade, governança e intermediação de interesses, julgue o item a seguir. O clientelismo é uma forma de intermediação de interesses que se caracteriza pela troca de favores entre atores políticos e grupos de interesse, baseada em relações de barganha informal e pessoal, sendo o acesso a bens e serviços públicos condicionado a apoios políticos.
Em relação à gestão de projetos, julgue o item subsequente. A análise das partes interessadas ou stakeholder analysis deve ser realizada apenas na fase inicial do planejamento do projeto, pois as necessidades e influências desses indivíduos ou grupos tendem a permanecer constantes ao longo do ciclo de vida do projeto.
Em relação à gestão de projetos, julgue o item subsequente. O caminho crítico de um projeto representa a sequência mais longa de atividades que determina a sua duração total mínima, e qualquer atraso em uma atividade do caminho crítico do projeto resultará em atraso equivalente na data de seu término, uma vez que, em geral, não há folga nessas atividades.
De acordo com a Lei Complementar n.º 131/2009 (Lei da Transparência), julgue o item subsecutivo. A transparência deve ser assegurada, além de pela divulgação em tempo real de informações detalhadas sobre a execução orçamentária e financeira dos entes federados, pela adoção de sistema integrado de administração financeira e controle, que atenda a padrão mínimo de qualidade estabelecido pelo Poder Executivo da União.
De acordo com a Lei Complementar n.º 131/2009 (Lei da Transparência), julgue o item subsecutivo. A referida lei exige que os entes da Federação realizem, quanto às despesas, a disponibilização mínima dos dados referentes ao bem fornecido ou ao serviço prestado, à pessoa física ou jurídica beneficiária do pagamento e, quando for o caso, ao procedimento licitatório realizado.
Julgue o item a seguir, que trata dos princípios orçamentários e suas implicações. A abertura de créditos extraordinários para o atendimento a situações imprevisíveis, como calamidades públicas, mesmo sem previsão na lei orçamentária anual (LOA), não viola o princípio da exclusividade.
Julgue o item a seguir, que trata dos princípios orçamentários e suas implicações. O princípio da publicidade pode ser alegado pelos cidadãos para exigir acesso detalhado e irrestrito a todas as justificativas e demonstrativos contábeis das despesas públicas vinculadas ao orçamento anual, desde que não haja restrição de acesso às informações por sigilo legal e fundamentado.
Julgue o item a seguir, que trata dos princípios orçamentários e suas implicações. O princípio da anualidade limita a execução orçamentária ao período correspondente ao exercício, sendo vedada a continuidade de despesas de capital para exercícios seguintes.
Julgue o item a seguir, que trata dos princípios orçamentários e suas implicações. O fato de, na execução orçamentária de um município, não se respeitarem os limites definidos na Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF) configura o descumprimento do princípio do equilíbrio orçamentário, ainda que a arrecadação do período seja superior às estimativas iniciais.
Julgue o seguinte item, relativo aos instrumentos de planejamento, execução e controle orçamentário. As metas e diretrizes do plano plurianual (PPA) podem ser alteradas diretamente pelo Poder Executivo no decorrer de sua vigência, por meio de medidas provisórias, desde que as alterações sejam justificadas pelo acompanhamento da execução orçamentária.