Soldado - 2023
O interstício na PMCE é o tempo mínimo de efetivo serviço considerado em cada posto ou graduação, descontado o tempo não computável. Para a graduação de Cabo são 7 (sete) anos na graduação de Soldado; para a graduação de 3º Sargento, 5 (cinco) anos na graduação de Cabo; para a graduação de 2º Sargento, 3 (três) anos na graduação de 3º Sargento; para a graduação de 1º Sargento, 3 (três) anos na graduação de 2º Sargento e, por fim, são 4 (quatro) anos na graduação de 1º sargento para a graduação de Subtenente. Um soldado que tenha ingressado nas fileiras da PMCE em 2022 e em meados de 2027 pediu licença de 02 (dois) para tratar de interesse particular, ou seja, sem remuneração da PMCE e sem computar tempo de serviço. Em qual ano esse policial chegará à graduação de subtenente supondo que sempre tenha conseguido entrar no quadro de acesso e tenha realizado todos os cursos de formações a contento?
O Comandante Geral da PMCE, atento às estatísticas do número de furtos no Ceará, resolve implementar uma operação em todo o Estado denominada “operação XII Tábuas” para conter o referido tipo criminal.
Ao observar o gráfico 01 oriundo da SIP/GEESP/SUPESP/SSPDS, entre quais meses houve maior diferença na incidência de furto no Estado do Ceará?
Os detalhes e problemas do histórico acordo da COP27
Após mais de duas semanas de intensas negociações, os participantes da cúpula do clima das Nações Unidas no Egito, a COP27, firmaram o compromisso de financiar um novo fundo [...] [O tema foi] adiado nas cúpulas do clima realizadas desde a década de 1990. Mas diante do rápido aumento dos eventos climáticos extremos e da pressão dos países menos desenvolvidos [...] pela primeira vez na história, houve um acordo sobre esse assunto.
Adaptado de texto publicado em https://www.bbc.com/portuguese/internacional-63693858.
O acordo proposto pela Cop27 determina a criação de um fundo
A China considera que Taiwan é parte de seu território desde 1945, e, desde 1949, Taiwan considera ser independente. No entanto, houve um período de estabilidade na relação, que foi interrompido nos últimos anos, após os chineses aumentarem a pressão militar e diplomática para afirmar que têm soberania da ilha, o que causa revolta em Taiwan e preocupação nos Estados Unidos. Além dos custos humanitários de uma eventual ação militar, há também na equação um custo econômico. O ataque a Taiwan causaria uma reação global, e a China sabe disso.
https://g1.globo.com/mundo/noticia/2021/12/29/o-que-vai-proteger-taiwan-da-china.ghtml
Twain é central à geopolítica econômica internacional, sua proteção está associada ao chamado
Por que as vacinas contra Covid-19 ficaram prontas tão rápido?
As vacinas para COVID-19 foram desenvolvidas em tempo recorde. Isto ocorreu por alguns motivos. O avanço científico das últimas décadas permite que atualmente novas tecnologias sejam desenvolvidas de forma cada vez mais rápida. Também por conta dos conhecimentos e tecnologias já disponíveis, incluindo desenvolvimento de vacinas, produzidas para o enfrentamento de epidemias causadas por outros coronavírus, especialmente do SARS-CoV (2003) e MERSCoV (2012). Importante ainda ressaltar o grande investimento governamental em vários países, que permitiu que as diferentes fases de desenvolvimento da vacina (fases 1, 2 e 3) ocorressem de forma simultânea e sem intervalos, diferentemente do que era anteriormente usual. Tudo isso resultou em maior agilidade de todo o processo.
https://coronavirus.ceara.gov.br/por-que-as-vacinas-contra-covid-19-ficaram-prontas-tao-rapido/#:~:text=As%20vacinas%20para%20COVID%2D19,forma%20cada%20vez %20mais%20r%C3%A1pida.
As informações disponibilizadas pela Secretaria Estadual da Saúde e Escola de Saúde Pública do Ceará respondem a preocupação de parte da população com a velocidade de produção das vacinas contra o Covid-19. Quando o SARS-CoV-2 surgiu, a tecnologia para enfrentar o coronavírus já existia. O que os cientistas precisaram fazer foi adaptar a vacina para combater o novo vírus, daí sua velocidade de produção, além disso, novas e promissoras tecnologias médicas começaram a ser testadas e avaliadas pensando no combate a futuras pandemias. Dentre as tecnologias com maior avanço desenvolvidas no âmbito das pesquisas contra o covid-19 se destacam as(os)
[...] A pandemia se tornou o pretexto perfeito para a China controlar lançamentos nas salas de cinema. Se o governo já ia mexer na abertura e na capacidade das salas, por que não colocar a mão no conteúdo exibido? Os lançamentos da Marvel foram barrados em território chinês, e mesmo os filmes que atravessaram a Grande Muralha acabaram relegados a menos salas, menores lotações e piores horários. A agenda mais nobre dos cinemas chineses acabou destinada a filmes de forte mensagem política.
Em novembro, foi aprovado o plano quinquenal para o desenvolvimento de filmes chineses. Fazem parte do planejamento: 1- A criação de filmes importantes; 2- Construir um mercado local de filmes de alto nível; 3- Acelerar inovação tecnológica; 4- Aumentar a influência internacional; 5- Fortalecer o treinamento de talentos.
https://pt.linkedin.com/pulse/o-soft-power-da-china-vai-te-pegar-igual-hollywood-mendes-j%C3%BAnior?trk=articles_directory#:~:text=%C3%89%20a%20ideia%20do%20soft ,uma%20vis%C3%A3o%20alinhada%20a%20Pequim.
As ações descritas no documento evidenciam o cinema e as artes visuais como elemento ligado ao conceito geopolítico de
Nos próximos 8 anos, o Brasil pode se tornar a primeira grande economia – de média ou alta renda – a alcançar a neutralidade de carbono e ao mesmo tempo acelerar o seu crescimento econômico em $100 a $150 bilhões de dólares anuais ao PIB adicionais ao ritmo de crescimento atual (2,5%/ano). O potencial de mitigação de emissões de carbono equivalente (CO2e) é de 1,3 giga tonelada até 2030. Com isso, o país será um exemplo concreto ao mundo de prosperidade econômica sustentável para as próximas décadas, modelo que pode inspirar todo o Sul Global. É o que diz o relatório apresentado nesta quarta-feira na Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas – a COP27, no Egito, ao lado de Carlos Nobre, Ilona Szabó e Vanda Witoto.
Segundo os cálculos, o Brasil pode mitigar 1,3 Gton de carbono até 2030, quantidade superior à sua própria pegada atual de carbono, e contribuir com cerca de 1,9 Gton em excedente de carbono para o resto do mundo até 2050.
No panorama econômico apresentado a economia brasileira tende à
Era 10 de abril de 1649 quando o comandante holandês Matias Beck ergueu, à margem esquerda da foz do Riacho Pajeú, uma cerca de pau-a-pique sobre um monte isolado. A posição estratégica, com vista panorâmica para as hostis terras do Ceará, seria fortificada e batizada de Forte Schoonenborch. [...] os principais canhões da paliçada voltados não para o mar, como costume em ocupações portuárias, mas para a própria cidade. A orientação pouco usual do armamento chamou a atenção inclusive do viajante anglo-português Henry Koster, registrada em 1811 no livro Viagens ao Nordeste do Brasil. “Notei que a peça de maior forçada estava voltada para a Vila. A que estava montada para o mar não tinha sequer calibre suficiente para atingir um navio no ancoradouro comum”.
O posicionamento dos canhões descritos no texto expressava, no contexto da ocupação do Ceará, a(o)
O final do século dezenove trouxe consigo muitas mudanças, especialmente no campo das artes, da literatura e da filosofia. Van Gogh pintou o famoso quadro "A noite estrelada", o Romantismo e o Realismo dominavam o campo literário, o cinematógrafo foi inventado, e, no Brasil, o Marechal Deodoro da Fonseca proclamou a república. Com o mundo em turbilhão, muitos jovens curiosos ao redor do país se reuniam para compartilhar suas inquietações acerca dos acontecimentos e debater suas possíveis consequências, e no Ceará não foi diferente. Em 1892, em um café localizado na célebre Praça do Ferreira, no coração da cidade de Fortaleza, nascia uma agremiação cultural que viria a se tornar uma das mais singulares do país. Chamada de "Padaria Espiritual"
A padaria espiritual foi um(a)
Campo de concentração que ocupou terreno do DNOCS será tombado
O sítio arquitetônico do “Campo de Concentração do Patu”, localizado em Senador Pompeu, no estado do Ceará, será tombado no próximo dia 20. É o resultado de um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado entre o Ministério Público do Ceará (MPCE) e a Prefeitura de Senador Pompeu. O equipamento é composto por uma barragem, um cemitério e a chamada “Vila dos Ingleses” e será tombado em prol da preservação do patrimônio histórico-cultural de Senador Pompeu. O campo de concentração ocupa um terreno do DNOCS em uma área de 16 hectares. O plano da Prefeitura é lançar um projeto para restaurar a construção, uma vez em que o patrimônio se encontra em ruínas. A ideia é torná-lo em um centro turístico da região. Conforme o relatório do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), a área foi utilizada para instalação de um campo de concentração em 1932. [...] De acordo com a TAC, ainda existem sobreviventes no local e, dos setes campos de concentração do estado, este foi o segundo maior, com uma população de 20 mil pessoas.
Campos de concentração começaram a ser erguidos no Ceará ainda no século XIX, mas marcaram principalmente o cenário social do Estado em 1915 e 1932. Os campos foram erguidos em
