Oficial Bombeiro Militar - 2023
“A organização territorial de uma nação em estados federados, com legislação específica a cada uma dessas unidades, atende à diversidade de características geralmente presentes em vastos territórios, como se deu originalmente nos Estados Unidos. No caso estadunidense, além da grandeza do seu território, o federalismo mostrou-se eficiente para a concretização dos ideais republicanos advindos da Revolução de 1776. [...] Outros países adotaram o sistema federalista, mas sempre adaptando-o às suas particularidades”. CAMPOS, E. et al. Geografia . São José dos Campos (SP): Editora Poliedro, 2019, v. 4. p. 76. Com base nos conhecimentos de geografia política, assinale a alternativa correta.
Sobre os processos de urbanização, conurbação e metropolização no território brasileiro, é correto afirmar:
Sobre as migrações internacionais, é correto afirmar:
O regime militar (1964-1985) deu grande importância à ocupação da Amazônia, definindo-a como uma região de fronteira nos sentidos demográfico, econômico e geopolítico. Em relação ao tema, é correto afirmar:
Assinale a alternativa que indica corretamente a causa de conflitos regionais marcantes da história recente.
Leia o seguinte excerto: “Embora os macedônicos fossem orgulhosos, sabiam que o restante do mundo considerava seu reino arcaico, tribal e insignificante. [...] Naquele tempo, o Oriente era o foco da civilização, bem iluminado pela História, e o Ocidente, um território escuro e selvagem onde viviam os bárbaros. No atlas das percepções e dos preconceitos geográficos, a Macedônia ocupava a periferia do mundo civilizado. Provavelmente poucos egípcios saberiam localizar no mapa a pátria do seu próximo rei.” VALLEHO, Irene. O infinito em um junco: a invenção dos livros no mundo antigo. Tradução de Ari Roitman e Paulina Wacht. Rio de Janeiro: Intrínseca, 2022. p. 33. O trecho acima faz referência ao rei Ptolomeu, que governou o Egito a partir de 305 a.C. durante um período conhecido pela historiografia como helenístico. Considerando os conhecimentos sobre Antiguidade, é correto afirmar que a cultura helenística foi:
Em 1271, o comerciante veneziano Marco Polo partiu numa viagem em direção à China, tornando-se um dos primeiros europeus a conhecer regiões do leste da Ásia. A prosperidade da família Polo era decorrente do papel econômico que cidades italianas exerciam durante a chamada Baixa Idade Média. Tomando como base essa afirmação e os conhecimentos sobre História Medieval, assinale a alternativa que identifica os fatores de crescimento econômico do período.
Leia o seguinte artigo da Declaração Universal dos Direitos Humanos, de 1948: “Artigo I: Todos os seres humanos nascem livres e iguais em dignidade e direitos. São dotados de razão e consciência e devem agir em relação uns aos outros com espírito de fraternidade. (...)” Há 75 anos, em 1948, a Declaração Universal dos Direitos Humanos foi aprovada em sessão da Organização das Nações Unidas (ONU) por 48 países-membros, entre eles Estados Unidos e França, que passavam, respectivamente, por um período de:
Leia o texto histórico a seguir: “E se soube que o capitão já estava retornando, que vinha de Tepeyacac. Acompanhavam-no muitos espanhóis e muitos muitos tlaxcaltecas e cempoaltecas, em grande número, em grande quantidade, em imensa cópia. Eles não vinham à toa, vinham para a guerra, vinham armados, vinham vestidos para a guerra, com os seus escudos, com as suas espadas de obsidiana, com seus bastões pontiagudos que levavam no ombro.” BAUDOT, Georges; TODOROV, Tzvetan (orgs.). Relatos Astecas da Conquista . São Paulo: Editora UNESP, 2019. p. 137-138. O excerto acima faz parte dos relatos coletados pelo frei Bernardino de Sahagún sobre a invasão espanhola do México que culmina com a captura de Tenochtitlan em 1521. Nesse contexto, vários fatores contribuíram para a dominação espanhola, dentre os quais podemos citar:
Leia a seguir o excerto da historiadora Ângela Domingues: “O advento da segunda metade do século XVIII coincidiu com a realização de um enorme esforço de renovação do conhecimento que envolveu indivíduos e instituições e que foi, em grande medida, promovido, financiado e suportado pelo Estado (...). A Coroa [portuguesa] participou, de forma quase onipresente, neste processo de renovação cultural e científica.” DOMINGUES, Ângela. Para um melhor conhecimento dos domínios coloniais: a constituição de redes de informação no Império português em finais do Setecentos. História, Ciências, Saúde – Manguinhos, v. VIII (suplemento), 823-38, 2001. p. 824. A partir dos conhecimentos sobre o período da América Portuguesa e do império colonial português no século XVIII, assinale a alternativa que relaciona corretamente essas iniciativas descritas acima com o governo em vigência em Portugal na época e seus impactos sobre a América Portuguesa.