JurisHand Logo
|
Legislação
  • Conteúdos
  1. Voltar para a página principal
  2. resultados
  3. Decreto 74.924 de 21 de Novembro de 1974

Coração para favoritarDecreto 74.924 de 21 de Novembro de 1974

Presidência da República Casa Civil Subchefia para Assuntos Jurídicos

O PRESIDENTE DA REPÚBLICA , usando das atribuições que lhe confere o inciso III, do artigo 81, da Constituição, e tendo em vista o disposto no artigo 10, da Convenção de Aviação Civil Internacional, e no artigo 67, e seu parágrafo único, do Decreto-lei nº 32, de 18 de novembro de 1966, e considerando a necessidade de disciplinar a entrada e saída e o trânsito de aeronaves civis no território brasileiro, DECRETA:

Brasília, 21 de novembro de 1974; 153º da Independência e 86º da República.


Art. 1º

Os aeroportos brasileiros que serão obrigatoriamente utilizados pelas aeronaves civis nacionais e estrangeiras, como primeira escala por ocasião de entrada e como última por ocasião de saída do território nacional, são os seguintes: Cidade, Unidade da Federação, Aeroporto Bagé - Est. do Rio Grande do Sul - Cmte. Gustavo Kraemer Belém - Est. do Pará - Val de Cans Boa Vista - Ter. de Roraima - Boa Vista Brasília - Distrito Federal - Brasília Campinas - Est. de São Paulo - Viracopos Campo Grande - Est. de Mato Grosso - Campo Grande Corumbá - Est. de Mato Grosso - Corumbá Cruzeiro do Sul - Est. do Acre - Cruzeiro do Sul Foz do Iguaçu - Est. do Paraná - Cataratas Macapá - Ter. do Amapá - Macapá (Vide Lei nº 11.912, de 2009) (Suprimido pelo Decreto nº 77.212, de 1976) Pelotas - Est. do Rio Grande do Sul - Pelotas Ponta Porã - Est. de Mato Grosso - Ponta Porã Porto Alegre - Est. do Rio Grande do Sul - Salgado Filho Recife - Est. de Pernambuco - Guararapes Rio Branco - Est. do Acre - Rio Branco Rio de Janeiro - Est. da Guanabara - Galeão Salvador - Est. da Bahia - Dois de Julho São Paulo - Est. de São Paulo - Congonhas Tabatinga - Est. do Amazonas -Tabatinga Uruguaiana - Est. do Rio Grande do Sul - Rubem Berta.

Art. 2º

O Ministério da Aeronáutica indicará os aeroportos de alternativa técnica para os aeroportos internacionais, os quais, somente em caráter excepcional, serão atendidos pelos serviços de polícia, alfândega e saúde.

Art. 3º

O presente Decreto entrará em vigor na data de sua publicação, revogadas as disposições em contrário e, em especial, o Decreto número 63.957, de 6 de janeiro de 1969.


Ernesto Geisel J. Araripe Macedo

Este texto não substitui o publicado no DOU de 22.11.1974