Profissional Básico - Administração - 2013
O administrador Caio é indicado para compor comissão de licitação da instituição financeira Banco Mais S/A, empresa pública federal submetida ao regime geral das licitações. Essa comissão recebe o encargo de adquirir materiais em pequena quantidade e de valores baixos - até R$ 80.000,00, no máximo - para utilização no dia a dia da instituição.
Observadas as regras gerais, deve a comissão indicar como espécie de licitação o(a)
Um agente público, fiscalizando determinado estabelecimento, verifica que alguns alimentos estão em situação irregular. Além disso, as condições de higiene não são adequadas ao desempenho normal da empresa, apresentando, assim, sérios riscos à saúde dos clientes e à dos vizinhos. Por esses motivos, o agente determina a interdição do local até que as irregularidades sejam sanadas, condicionando a reabertura à vistoria oficial dos agentes públicos competentes.
Nesse caso, existe a aplicação do princípio que rege a Administração Pública, denominado
A Lei no 6.404, de 15/12/1976, dispõe sobre as Sociedades por Ações. Um de seus capítulos trata das carac da natureza da Companhia ou Sociedade Anônima.
NÃO consta desse capítulo qualquer artigo estabelecendo que a(o)
Em relação às atividades que podem ser desempenhadas pelo BNDES, considere as afirmativas abaixo.
I – O BNDES pode contratar operações, no país ou no exterior, com entidades estrangeiras ou internacionais.
II – Compete ao BNDES promover a aplicação de recursos vinculados ao Fundo de Participação (PIS-PASEP), ao Fundo da Marinha Mercante (FMM) e a outros fundos especiais instituídos pelo Poder Público, em conformidade com as normas aplicáveis a cada um.
III – O BNDES pode financiar e fomentar a exportação de produtos e de serviços, inclusive de instalação, compreendidas as despesas realizadas no exterior, associadas à exportação.
IV – O BNDES pode contratar estudos técnicos e prestar apoio técnico e financeiro, inclusive não reembolsável, para a estruturação de projetos que promovam o desenvolvimento econômico e social do país ou sua integração à América Latina.
É correto o que se afirma em
Competitividade, inovação, empreendedorismo, interdependência, foco no cliente, sustentabilidade, responsabilidade social, governança corporativa, todos são pressupostos correntes das abordagens contemporâneas da Administração. Em muitas delas, entretanto, esses pressupostos são implementados por meio de práticas administrativas, fundamentadas em medidas prescritivas e em rotinas padronizadas.
Essas medidas prescritivas e rotinas padronizadas estão originariamente estabelecidas nos(as)
No ano 2000, uma economia encontrava-se em equilíbrio. Em 2001, essa economia foi atingida por uma catástrofe natural e o governo adotou uma política fiscal expansionista.
Nesse caso, verifica-se que, em relação ao ano 2000, o
A concorrência em escala global e a escassez de recursos forçaram muitas organizações a buscar padrões cada vez mais elevados de eficiência [...] por meio de soluções como a administração e o aprimoramento de processos [...].
MAXIMIANO, A. C. A. Teoria geral da administração: da revolução urbana à revolução digital. São Paulo: Atlas, 2010, p. 459-460. Adaptado.
Ao mesmo tempo em que, nesse ambiente competitivo dos negócios, os projetos têm papel importante na gestão estratégica das organizações. [...] são os vetores das mudanças, da implementação das estratégias e das inovações que trazem vantagens competitivas para as empresas.
MARQUES JUNIOR, L. J.; PLONSKI, G. A. Gestão de projetos em empresas no Brasil: abordagem “tamanho único”? Gest. Prod., São Carlos, v. 18, n. 1, p. 1, 2011. Adaptado.
A gestão de projetos e a de processos, ambas abordadas nos trechos acima, compreendem, respectivamente:
O diretor de uma indústria nacional solicita a criação de uma campanha institucional para sua agência.
Nesse caso, as propagandas da empresa irão enfatizar
Recentemente, uma empresa farmacêutica europeia adquiriu 49% das ações de um laboratório nacional. O presidente da companhia nacional afirmou que estavam procurando, há algum tempo, um sócio estratégico, não apenas para expandir os negócios da empresa, mas também para agregar valor ao negócio. Com a chegada desse sócio, a expectativa é investir em uma nova fábrica, visando a uma plena incorporação de parte dos medicamentos europeus ao portfólio de comercialização no Brasil.
A aliança estratégica em questão mostra-se interessante para as duas empresas, pois permite a(o)
Rude no trato, o diretor de Logística de uma empresa não era benquisto por seus subalternos. Alguns funcionários, em particular, queixavam-se por se sentirem injustamente perseguidos. Convocado para a reunião estratégica trimestral, ocasião em que são apresentados os resultados do período e detectatos os problemas, esse diretor comentou com seu superior que se sentia desmotivado a participar, uma vez que, segundo ele, a reunião fora solicitada para que o diretor de Marketing o “perseguisse”, apontando-o como culpado pelos problemas ocorridos naquele período.
Sabendo-se que o motivo alegado para sua desmotivação era totalmente infundado, percebe-se que o diretor de logística dessa empresa utilizou, mesmo que inconscientemente, um mecanismo psicológico de defesa classificado como