Juiz Leigo - 2022
Em relação à leitura do texto e suas corretas inferências, analise as afirmativas a seguir:
I. Apesar de legal, o aborto em meninas vítimas de violência sexual alcança uma parcela muito reduzida da população, seja por falta de informação, seja pela burocracia criada pelo sistema.
II. A questão das diferenças sociais oriundas de um racismo estrutural igualmente aparece refletida nas estatísticas de violência sexual, que se equivale proporcionalmente aos dados de gravidez precoce e atendimentos hospitalares por abortos clandestinos quando comparadas as regiões mais pobres e mais ricas do país.
III. Com o acesso maior à realização de abortos legais no país, há uma comprovação de que a sociedade como um todo vem modificando o seu pensamento e aceitando o direito na prática.
Assinale
“As intervenções autorizadas são a minoria, apesar de a gravidez nessa idade apresentar alto risco à saúde da gestante e de o aborto legal ser previsto em lei nos casos de estupro, o que automaticamente inclui meninas engravidadas antes de completar 14 anos.” (L.16-20) A respeito do período acima, analise as afirmativas a seguir:
I. Em “de o aborto”, a construção poderia ser igualmente correta caso fosse “do aborto”.
II. O trecho “apesar de a gravidez nessa idade apresentar alto risco” poderia ser substituído, sem provocar alteração de sentido, por “porquanto a gravidez nessa idade apresente alto risco”.
III. Há três orações adverbiais reduzidas.
Assinale
“Também no ano passado, foram realizados 1.502 procedimentos de curetagem ou aspiração intrauterina, apenas em caráter de urgência, em pacientes da faixa etária dos 10 aos 14 anos.” (L.21-24)
A respeito do período acima, é incorreto afirmar que
“O texto diz que o aborto não é recomendado após 22 semanas de gestação.
Esse
foi o argumento apresentado por uma equipe para recusar o procedimento em uma menina de 11 anos vítima de estupro em Santa Catarina.” (L.99-102)
O pronome sublinhado no período acima desempenha papel
“Utilizadas para a retirada de restos de abortamentos incompletos, as duas técnicas estão associadas mais frequentemente às tentativas malsucedidas de interrupção da gravidez do que aos casos naturais.” (L.25-28)
A noção apresentada pelo segmento sublinhado é de natureza
“As interrupções por todas as causas entre as gestantes de 10 a 14 anos diminuíram desde a década passada – paralelamente a uma redução observada também na ocorrência de partos –, enquanto as intervenções autorizadas se tornaram mais frequentes.” (L.38-42)
O sentido do termo sublinhado no período acima é de
“A socióloga argumenta que a educação sexual nas escolas, que vive sob ataque de grupos políticos (1) no país, ajudaria na prevenção da gravidez precoce (2) e, consequentemente, no número de abortos.” (L.132-135)
No período acima, as funções dos termos (1) e (2) são, respectivamente, de
“No ano passado, foram registradas 1.556 internações relacionadas a abortos na faixa etária dos 10 aos 14 anos. Apenas 131 delas (8%) ocorreram por causas autorizadas no Brasil: estupro, risco à vida da gestante e anencefalia do feto, esta última por decisão do STF (Supremo Tribunal Federal).” (L.7-11)
O segmento sublinhado no período acima, em relação ao imediatamente anterior, apresenta uma natureza de
“As intervenções autorizadas são a minoria, apesar de a gravidez nessa idade apresentar alto risco à saúde da gestante e de o aborto legal ser previsto em lei nos casos de estupro, o que automaticamente inclui meninas engravidadas antes de completar 14 anos.” (L.16-20)
No período acima, há





































































