criticar o modelo atual de saúde bucal centrado no tratamento estético, e não na promoção da saúde.
B
defender políticas públicas de valorização do profissional da odontologia para a melhoria da saúde bucal da população brasileira.
C
informar o público leitor da importância do cuidado com a saúde bucal para a prevenção de problemas cardiovasculares.
D
orientar o público leitor a respeito das práticas adequadas de escovação dos dentes para a prevenção de doenças periodontais.
E
comprovar, por meio de dados estatísticos, a importância dos cuidados preventivos de problemas dentários e dos programas institucionais de atenção básica à saúde.
36% das mortes por problemas cardíacos estão associadas à arritmia cardíaca e à endocardite bacteriana.
B
a mudança da coloração do tecido gengival e o sangramento, além da retração da gengiva em relação aos dentes e do mau hálito, são os primeiros sintomas de endocardite bacteriana.
C
a disseminação pela corrente sanguínea das bactérias infeciosas da boca é a principal causa de ocorrência, por exemplo, de acidente vascular cerebral.
D
as doenças gengivais e periodontais incluem-se entre os fatores de risco de desenvolvimento de problemas cardiovasculares.
E
a higienização adequada da boca e a consulta frequente ao dentista garantem a proteção do indivíduo contra doenças cardiovasculares.
No que se refere à pontuação, estariam mantidas a correção gramatical e a coerência das ideias do texto caso
A
fosse suprimido o ponto final empregado após o vocábulo “cardíacos” (linha 2), feito o devido ajuste de letra inicial maiúscula/minúscula no período e introduzido, imediatamente após o referido vocábulo, o conectivo pois .
B
fosse inserida uma vírgula após o termo “coração” (linha 3).
C
fosse inserida uma vírgula após o termo “sobretudo” (linha 5).
D
a oração “que mais estão associadas a problemas bucais” (linha 9) estivesse isolada entre vírgulas.
E
o ponto final empregado após “processo” (linha 17) fosse substituído pelo sinal de dois-pontos, feito o devido ajuste de letra inicial maiúscula/minúscula no período.
Assinale a alternativa correta em relação à concordância verbal e nominal no texto.
A
Estaria mantida a correção gramatical do texto caso a forma verbal “têm” (linha 4) estivesse flexionada na terceira pessoa do singular — tem —, visto que a concordância verbal é estabelecida com expressões de porcentagem.
B
A flexão no plural do segmento “está associada” (linha 5) não prejudicaria a correção gramatical do texto, dada a referência do referido trecho a “alterações cardiovasculares e saúde bucal” (linha 5).
C
A substituição do segmento “podem provocar” (linha 12) por pode provocarem não prejudicaria a correção gramatical do texto.
D
Haveria prejuízo da correção gramatical caso a forma verbal “explica” (linha 15) estivesse flexionada na terceira pessoa do plural — explicam .
E
Estaria preservada a correção gramatical do texto caso se substituísse a forma verbal “Existem” (linha 17) por Podem haver .
Considerando os mecanismos de coesão no texto, assinale a alternativa em que há correta correspondência entre o termo ou a expressão destacados e o respectivo elemento de referência.
Assinale a alternativa em que é apresentada uma proposta de reescrita correta e coerente para os dois últimos períodos do segundo parágrafo do texto.
A
As bactérias presentes nessas placas podem invadir o organismo e alojar-se nas paredes e vasos sanguíneos da região cardíaca, o que compromete a circulação do sangue e provoca problemas cardiovasculares.
B
Tais bactérias podem invadir o organismo e se alojarem nas paredes e vasos sanguíneos da região cardíaca. Comprometendo portanto a circulação do sangue e ocasionando problemas cardiovasculares.
C
É possível que essas bactérias possam invadir o organismo e se alogem nas paredes e vasos sanguíneos da região cardíaca e dessa forma, comprometam a circulação do sangue e ocasionem problemas cardiovasculares.
D
Se essas bactérias poderem invadir o organismo e se alojarem nas paredes e vasos sanguíneos da região cardíaca, a circulação do sangue será comprometida e haverão problemas cardiovasculares.
E
E se caso essas bactérias invadirem o organismo e se alojarem nas paredes e vasos sanguíneos da região cardíaca, isso comprometerá a circulação do sangue e propiciarão problemas cardiovasculares.
Assinale a alternativa correta no que se refere à correspondência oficial, conforme o Manual de Redação da Presidência da República .
A
Quando o destinatário da correspondência for um particular, deve-se utilizar, no vocativo, o tratamento Senhor ou Senhora , seguido do nome do particular, e nunca o vocativo Prezado Senhor ou Prezada Senhora .
B
O uso de Digníssimo (DD) e de Ilustríssimo (Ilmo.) confere a formalidade de tratamento necessária às comunicações formais do serviço público.
C
O vocativo, que é uma invocação ao destinatário, deve ser redigido, nos documentos oficiais, sempre seguido de vírgula.
D
Na identificação do signatário do documento, o cargo ocupado por pessoa do sexo feminino deve ser empregado no gênero masculino, por este ser considerado genérico.
E
Na grafia de datas, deve-se utilizar a sigla da unidade da Federação depois do nome da cidade onde foi expedido o documento.