Assistente em Administração - 2015
A fase corrente de um documento arquivístico corresponde ao seu período ativo ou vigente. Essa fase pode ser entendida como o período
No estabelecimento de um plano de classificação de documentos, devemos adotar alguns critérios para as classes documentais, levando em consideração o contexto de produção do documento. Os critérios mais usuais são o funcional e o estrutural. Na classificação funcional podemos entender que as classes correspondem
Segundo Indolfo (2007, p. 40), a gestão de documentos, que trouxe novas reflexões e práticas para Arquivologia, é conceituada no Brasil como
Segundo Paes (2008), pode-se dividir os métodos de arquivamento em dois sistemas, os diretos e os indiretos. Sobre a diferença entre os dois sistemas, segundo a autora, é CORRETO afirmar:
Segundo Bernardes (1998, p. 14), a avaliação é um “Trabalho interdisciplinar que consiste em identificar valores para os documentos (imediato e mediato) e analisar seu ciclo de vida, com vistas a estabelecer prazos para sua guarda ou eliminação, contribuindo para a racionalização dos arquivos e eficiência administrativa, bem como para a preservação do patrimônio documental”. Essa importante função arquivística apresenta muitos benefícios para as organizações, desde que a sistematizemos em uma ferramenta. A opção que apresenta CORRETAMENTE a ferramenta arquivística e seus benefícios gerados pela avaliação é
Esta questão aborda a temática da comunicação de trabalho. Von Cranach propôs uma formalização que delimita a noção de comunicação de trabalho, distinguindo, de um lado, as informações, e, de outro lado, as interações e as comunicações propriamente ditas. As assertivas a seguir podem ser falsas ou verdadeiras. Identifique com F as FALSAS e com V as VERDADEIRAS.
( ) A comunicação é uma situação particular da interação, definida pela utilização de códigos que podem ser pré-elaborados ou não.
( ) A interação entre homem máquina ocorre quando o aporte de informação é traduzido por uma modificação do comportamento, seja do sujeito, seja da máquina.
( ) As informações emitidas pela máquina e que são recebidas pelo homem são designadas respostas.
( ) As informações podem ser identificadas pelo analista tanto sob seu aspecto quantitativo como sob seu aspecto qualitativo.
( ) A informação é uma unidade pertinente, que um sujeito (ou uma máquina) deduz da observação de um outro sujeito (ou uma máquina).
( ) As informações emitidas pelo homem e que são recebidas pela máquina são designadas sinais.
A alternativa que reproduz fielmente a sequência CORRETA dos julgamentos em relação às assertivas acima, de cima para baixo, é:
As relações interpessoais no ambiente organizacional ocorrem de forma intragrupal, intergrupal, entre chefes e subordinados, dentre outros, podendo gerar harmonia ou conflitos grupais ou individuais. Esta questão aborda relacionamentos interpessoais nas organizações. Com base na bibliografia sugerida no concurso, analise as assertivas numeradas de I a IV.
I - O Efeito Pigmalião é a transformação que se opera numa pessoa, porque uma outra pessoa tem a expectativa de que essa transformação ocorra.
II - Nas organizações o Efeito Pigmalião significa que o desenvolvimento, a motivação e o desempenho de uma pessoa depende da forma como ela é tratada por outros, em particular por aqueles outros que têm sobre ela alguma espécie de ascendência.
III - O nível de desempenho de alguém que trabalha em grupo é determinado por sua competência ou motivação, independentemente do nível de desempenho que o grupo define como apropriado.
IV - A expectativa dos liderados pode fazer do líder uma ferramenta social. O líder torna-se muito mais um instrumento do grupo do que o contrário.
São CORRETAS as assertivas
Desenvolvimento de equipes é o processo de aprimorar as competências dos integrantes de um grupo, com a finalidade de torná-los um grupo de alto desempenho. As afirmativas a seguir dizem respeito a essa temática. Com base na bibliografia sugerida no concurso, analise as assertivas numeradas de I a V.
I - Muitos conflitos surgem porque certas pessoas têm dificuldades para ouvir compreensivamente os outros. Essa dificuldade produz a situação em que duas pessoas discordam sem perceber que estão dizendo a mesma coisa.
II - O candidato a integrante de uma equipe de alta performance precisa aprender a se impor. Em certas situações, um participante tem uma solução correta ou informação importante. Nesse caso, é preciso se impor para fornecê-la aos demais. A timidez, a falta de disposição para confrontar os outros ou o receio da reação dos outros são elementos impeditivos da alta performance.
III - A coesão produz sensação de segurança. Quanto maior a coesão, maior a segurança, maior a capacidade de decisão, de relacionamento das pessoas e do grupo e maior seu tempo de duração.
IV - O Paradoxo de Abilene é um consenso formado por um grupo cujos integrantes, individualmente, prefeririam tomar uma decisão oposta
V - O Paradoxo de Abilene é a decisão coletiva tomada com base em suposições individuais e erradas sobre as decisões dos outros membros do grupo.
São CORRETAS as assertivas
Com relação à Ergonomia no trabalho, analise as assertivas numeradas de I a V, com base na bibliografia sugerida no concurso.
I - Melhoramentos nas condições de trabalho podem diminuir a produtividade do sistema no curto prazo.
II - Melhoramentos nos processos do trabalho podem aumentar o custo psicológico do trabalho para o operador.
III - Na ergonomia, a análise da demanda é a definição do problema a ser analisado, a partir de uma negociação com os diversos atores sociais envolvidos.
IV - Na ergonomia, a análise da tarefa é o que o trabalhador, efetivamente, realiza para executar a tarefa. É a análise do comportamento do homem no trabalho.
V - Na ergonomia, a análise das atividades é o que o trabalhador deve realizar e as condições ambientais, técnicas e organizacionais desta realização.
São CORRETAS as assertivas
Com relação à Ergonomia no trabalho, analise as assertivas numeradas de I a V, segundo bibliografia sugerida no concurso.
I - A abordagem sistêmica em ergonomia se aplica tanto a um posto de trabalho com um único operador como a uma instalação complexa com vários operadores.
II - Os sistemas homens-máquinas se caracterizam por uma abordagem muito restrita, do tipo behaviorista (estímulo-resposta) da realidade do trabalho.
III - Os sistemas homens-tarefas são sistemas mais ricos do que os homens-máquinas tradicionais, na medida em que as tarefas compreendem não só as máquinas e suas manifestações, mas também as condições organizacionais e ambientais de trabalho.
IV - A inadaptação dos postos de trabalho ao conjunto da população de trabalhadores constitui um problema social importante, que é, cada vez mais, a origem de conflitos sociais.
V - Para projetar um posto de trabalho, basta levar em conta as características fisiológicas e psicológicas do trabalhador.
São CORRETAS as assertivas