Analista Judiciário - Apoio especializado – Serviço Social - 2023
A vertente hoje hegemônica no Serviço Social concebe a profissão como uma especialidade do trabalho coletivo, tendo como objeto de intervenção as manifestações da “questão social”.
Na trilha desse raciocínio, a “questão social” é:
De acordo com Alfredo Batista (2020), durante a década de 1990, dois movimentos colocaram os assistentes sociais em situação diferenciada.
São eles:
De acordo com o CFESS (2022), “A produção de documentos e a emissão de opinião técnica por profissionais de Serviço Social (...) esteve presente no exercício do trabalho de assistentes sociais desde o início da profissão e em praticamente todos os espaços sócio-ocupacionais, permanecendo com centralidade na atualidade”.
Assim, a produção de registros é fundamental porque:
Na análise de Iamamoto (2021), a orientação histórico-crítica do Serviço Social brasileiro vem permitindo inúmeras conquistas coletivas, dentre as quais podem ser citadas:
I. a construção e a divulgação de uma imagem do Serviço Social vinculada aos direitos;
II. o desenvolvimento de estudos sobre a formação social e histórica do Brasil e suas incidências no Serviço Social;
III. a ampliação de atribuições e competências do assistente social para além da execução de políticas públicas.
Está correto o que se afirma em:
Na atualidade, “A intencionalidade ético-política crítica e transformadora de nosso projeto de profissão é tensionada pelas demandas institucionais (...)” (Iamamoto, 2021).
Essa tensão diz respeito fundamentalmente:
A atual crise estrutural do capital tem contribuído para recriar a violência e o medo social, favorecendo a reprodução do moralismo punitivo.
A moralização das expressões da questão social é uma manifestação típica do:
Ao discutir a Ética, há que se levar em conta que os valores não valem em si mesmos. “Ao se tornar um valor abstrato, seu conteúdo e significado podem ser interpretados por diferentes perspectivas, tendendo a expressar as visões ideológicas que dominam na sociedade” (Barroco, 2022).
A partir dessa assertiva, é correto afirmar que os valores presentes no Código de Ética do Assistente Social têm como referência histórica a(s):
O Serviço Social Sociojurídico atua com um conjunto de mediações inscritas em uma contradição fundamental nas instituições em que se situa o exercício profissional do assistente social (Silva, apud CFESS, 2014).
Trata-se de um campo de tensão entre duas requisições:
Tendo como pressuposto que o Serviço Social assume uma nova direção social a partir dos anos 1980, Mioto (2009) propõe pensar o Estudo Social a partir de dois pontos fundamentais:
De acordo com Cisne (2014), o processo de formação da consciência militante feminista se dá na conjugação de cinco aspectos, sendo um deles a: