Agente Penitenciário - Curso de Formação - 2019
Entre as disposições da Lei nº 7210/1984 (Lei de Execuções Penais), está previsto que os condenados:
Na Escolta para condução de gestantes, parturientes ou de mulheres presas durante acompanhamento de filho para a realização de atividades extramuros, a mesma deverá:
- ser acomodada no banco traseiro da viatura de Escolta e sem a utilização de algemas. 2. obedecer à disposição previamente definida pelo Chefe da Missão e ser acomodada no banco dianteiro da viatura. 3. ser acomodada em compartimento diverso do destinado ao transporte de presos (camburão) nas viaturas oficiais. 4. ser acomodada no banco traseiro da viatura de Escolta e com a utilização de algemas.
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
De acordo com o previsto no Departamento de Administração Prisional (DEAP), o Condutor da Viatura de Escolta deverá estar habilitado a conduzir veículos cujo PBT não exceda 3.500 kg e com capacidade para até 8 ocupantes.
Portanto, sua CNH deverá ser de categoria:
O equipamento utilizado para reduzir a capacidade de fuga em escolta de presos nos casos de transferências emergenciais que dificultam o seu retorno para a unidade de origem é conhecido como:
Leia com atenção o texto a seguir:
“É permitido o emprego de ............................... apenas em casos de resistência e de fundado receio de ..................................................... ou alheia, causado pelo preso ou por terceiros, justificada a sua excepcionalidade por .......................................... .”
Assinale a alternativa que completa corretamente as lacunas do texto.
No planejamento de Escolta Ordinária, o Chefe de Missão ficará encarregado da organização e tomada de decisões e procedimentos para realizar a escolta com total segurança, sendo que Compete ao Chefe de Missão:
Considerando que a Escolta é um momento de vulnerabilidade na segurança, uma vez que o Agente Penitenciário não conta com proteção física da Unidade Prisional, pode-se usar um equipamento que provoca interferência no sistema nervoso, impondo paralisação ao alvo sem afetar órgãos vitais, chamado:
A ação de conduzir e transportar presos é extremamente sensível e impõe medidas especiais de segurança ao sistema penitenciário e por isso é:
No planejamento de uma Escolta devemos levar em conta um conjunto de medidas, em sua maioria preventivas, que visam proteger o apenado e a Equipe de Escolta das ameaças, entre as quais destacamos:
- Será necessária a identificação de potenciais focos de antagonismo que possam atingir o preso. 2. A Escolta Ordinária não necessita de planejamento, já que será realizada pela Unidade Prisional. 3. Será estabelecida a hierarquização entre os Agentes de modo que os mais antigos fiquem de fora das Equipes de Escolta em determinados dias da semana. 4. Deverá ser estabelecido, previamente, como será realizado o deslocamento até o destino, com definição das rotas e procedimentos durante o período em que a Escolta estiver fora.
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
A determinação da disposição dos operadores na viatura da Escolta, especificando quem será o Motorista, o Escoltante e quem fará a condução do apenado, é uma atribuição do: