Oficial Combatente (QOC) - 2024
As curvaturas das camadas de rochas sedimentares resultantes da compressão tectônica, frequentemente observadas em regiões montanhosas, são estruturas importantes para a compreensão da geografia local. Essas formações, que incluem anticlinórios e sinclinórios, são denominadas
O Espírito Santo possui uma rica hidrografia que desempenha um papel importante no abastecimento de água, na agricultura e na biodiversidade local. Entre os vários rios que cortam o estado, um deles se destaca por sua importância ecológica, pelo papel que desempenha no abastecimento de água da região norte do estado, mais especificamente na área do município de Aracruz, e por atravessar terras indígenas, sendo crucial para as comunidades locais. Estamos falando do rio
O Planalto de Poços de Caldas é uma formação geológica localizada em Minas Gerais, caracterizada por sua origem vulcânica. Essa região é conhecida pela atividade geotérmica e pela extração de minerais como a bauxita. Nesse sentido, assinale a alternativa que apresenta o tipo de planalto ao qual pertence essa formação.
O clima semiárido, encontrado em pequenas porções do noroeste do Espírito Santo, apresenta características distintas em relação aos demais climas do estado.
Assim, marque a alternativa que descreve corretamente as características desse clima.
De acordo com o IBGE, o Estado do Espírito Santo é dividido em quatro mesorregiões, cada uma com características específicas em termos de geografia, economia e população. Desse modo, assinale a alternativa que apresenta corretamente as mesorregiões do Espírito Santo.
A fundação do movimento ocorreu em 1984, durante o 1º Encontro Nacional dos Sem Terra, realizado entre os dias 20 e 22 de janeiro, na cidade de Cascavel, Paraná. No evento, cerca de 80 trabalhadores rurais reuniram-se para organizar ocupações de terra em 12 estados, incluindo o Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Mato Grosso do Sul, Espírito Santo, Bahia, Pará, Goiás, Rondônia, Acre e Roraima, além de representantes da Abra (Associação Brasileira de Reforma Agrária), da CUT (Central Única dos Trabalhadores), do Cimi (Conselho Indigenista Missionário) e da Pastoral Operária de São Paulo. O movimento agregou posseiros, atingidos por barragens, migrantes, meeiros, parceiros, pequenos agricultores que representavam estes e outros movimentos [...].
(FORTES, Alexandre et al. (Orgs.). Dicionário histórico dos movimentos sociais brasileiros (1964-2014). Rio de Janeiro: UFRJ, 2014. p. 113.)
O texto base refere-se ao Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), sobre o qual é correto afirmar que
Em novembro de 1908, Cachoeiro de Itapemirim foi palco de acontecimento que assinala a presença, viva e palpitante, de numerosa classe operária no território capixaba. Entraram em greve os trabalhadores da construção da Estrada de Ferro Sul do Espírito Santo, por atraso do pagamento dos salários. O movimento explodiu nas cercanias da cidade e [...] conseguiu empolgar cerca de oitocentos trabalhadores, que estiveram acampados ali, durante dois ou três dias, batendo-se pacificamente pelos seus direitos [...]. Como era natural, a atitude dos operários preocupou o Governo Estadual que, cautelosamente, solicitou o auxílio de forças federais. De pronto, foi mandado um contingente do 20º Batalhão de Infantaria, do Rio de Janeiro, que se limitou a umas escaramuças, nas estradas, com pequenos grupos de grevistas [...].
(IBGE. Enciclopédia dos Municípios Brasileiros. Vol. I. Rio de Janeiro: IBGE, 1957. p. 420.)
Considerando o acontecimento descrito no texto base, que envolveu trabalhadores em greve, assinale a afirmativa correta.
Fundado oficialmente em 7 de outubro de 1932, com o lançamento do "Manifesto de Outubro", existiu legalmente até dezembro de 1938, um ano após o golpe do Estado Novo, imposto por Getúlio Vargas, que colocou os partidos políticos na ilegalidade. O movimento estruturou-se a partir de uma série de pequenos grupos partidos de extrema direita, tais como Ação Social e Brasileira (Partido Nacional Fascista); Legião Cearense do Trabalho, de 1931, dirigida por Severino Sombra; Partido Nacional Sindicalista, de Minas Gerais, fundado por Olbiano de Melo; e o monarquista Ação Imperial Pátrio-novista. No início da década de 1930, integrantes desses grupos aglutinaram-se em torno da liderança de Plínio Salgado, redator, com San Tiago Dantas, do jornal Razão, fundado em 1931, e A da futura Sociedade de Estudos Políticos, tendo como lema principal "Deus, Pátria e Família".
(FERREIRA, Jorge; DELGADO, Lucilia de A. Neves (Orgs). O Brasil Republicano. Vol. II. O tempo do nacional-estatismo: do início da década de 1930 ao apogeu do Estado Novo. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2007. p. 41.)
Assinale a afirmativa que corresponde corretamente ao movimento político brasileiro de extrema direita, de viés fascista, cujo lema era 'Deus, Pátria e Família' e tem suas características apresentadas no texto base.
Na agricultura [...] o elemento fundamental será a grande propriedade [...] que corresponde à exploração agrícola em larga escala, em oposição à pequena exploração do tipo camponês. [...] A colonização portuguesa foi estritamente levada pelas circunstâncias em que se processou, e sofreu as contingências fatais criadas pelo conjunto das condições internas e externas que acompanham a obra aqui realizada por ela. A grande exploração agrária o − engenho, a fazenda é − consequência natural e necessária de tal conjunto; resulta de todas aquelas circunstâncias que concorrem para a ocupação e aproveitamento deste território que havia de ser o Brasil [...]. São estes, em última análise, os fatores que vão determinar a estrutura agrária do Brasil colônia. Os três caracteres apontados: a grande propriedade, monocultura, trabalho escravo, são formas que se combinam e completam; e derivam diretamente e como consequência necessária, daqueles fatores. Aliás em todas as colônias em que concorrem, não só no Brasil, tais caracteres reaparecem.
(PRADO JÚNIOR, Caio. Formação do Brasil contemporâneo. São Paulo: Brasiliense, 1961. p. 113.)
Assinale a afirmativa que corretamente explica as razões históricas para a predominância da grande propriedade monocultural e do trabalho escravo no Brasil colonial.
Os bens culturais de natureza imaterial dizem respeito àquelas práticas e domínios da vida social que se manifestam em saberes, ofícios e modos de fazer, celebrações, formas de expressão cênicas, plásticas, musicais ou lúdicas; e nos lugares (como mercados, feiras e santuários que abrigam práticas culturais coletivas). São referências culturais fundadas na tradição manifestadas por indivíduos ou grupos de indivíduos e como expressão de sua identidade cultural e social.
(IPHAN. Patrimônio Imaterial. Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, 10 set. 2021. Disponível em:. Acesso em: 1 jul. 2024.)
Assinale a afirmativa que corresponde corretamente a um patrimônio de natureza imaterial reconhecido oficialmente a partir do estado do Espírito Santo.