Fundado oficialmente em 7 de outubro de 1932, com o lançamento do "Manifesto de Outubro", existiu legalmente até dezembro de 1938, um ano após o golpe do Est...
Fundado oficialmente em 7 de outubro de 1932, com o lançamento do "Manifesto de Outubro", existiu legalmente até dezembro de 1938, um ano após o golpe do Estado Novo, imposto por Getúlio Vargas, que colocou os partidos políticos na ilegalidade. O movimento estruturou-se a partir de uma série de pequenos grupos partidos de extrema direita, tais como Ação Social e Brasileira (Partido Nacional Fascista); Legião Cearense do Trabalho, de 1931, dirigida por Severino Sombra; Partido Nacional Sindicalista, de Minas Gerais, fundado por Olbiano de Melo; e o monarquista Ação Imperial Pátrio-novista. No início da década de 1930, integrantes desses grupos aglutinaram-se em torno da liderança de Plínio Salgado, redator, com San Tiago Dantas, do jornal Razão, fundado em 1931, e A da futura Sociedade de Estudos Políticos, tendo como lema principal "Deus, Pátria e Família".
(FERREIRA, Jorge; DELGADO, Lucilia de A. Neves (Orgs). O Brasil Republicano. Vol. II. O tempo do nacional-estatismo: do início da década de 1930 ao apogeu do Estado Novo. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2007. p. 41.)
Assinale a afirmativa que corresponde corretamente ao movimento político brasileiro de extrema direita, de viés fascista, cujo lema era 'Deus, Pátria e Família' e tem suas características apresentadas no texto base.