JurisHand AI Logo
|
Acessar legislação inteira

Artigo 132, Parágrafo 11 da Lei Estadual do Rio Grande do Sul nº 1416 de 29 de Dezembro de 1883

Approva o codigo de posturas da camara municipal da villa de Nossa Senhora da Oliveira da Vaccaria, contendo 175 artigos.

Acessar conteúdo completo

Art. 132

As casas de negocio ou negociantes ambulantes, mascates e pessoas particulares, que habitualmente venderem ou comprarem generos de industria ou consumo, deverão todos os annos até o fim de Agosto do anno econômico aferir seus pesos, medidas e balanças na fórma da lei, observando-se o seguinte:

§ 1º

As lojas e mascates de fazendas terão metro.

§ 2º

As tavernas e todos os que venderem liquidos espirituosos terão dous ternos de medidas, desde um decilitro até dous litros.

§ 3º

Os estabelecimentos, que venderem legumes e toda a qualidade de grãos, farinha, etc., terão um terno de medidas desde um decilitro até quarenta litros.

§ 4º

Os estabelecimentos, que venderem generos seccos de varejo, ou sejam tavernas ou lojas, terão balanças e um turno de pezos desde 50 grammas até 10 kilogrammas.

§ 5º

Os açougues tarão balança grande e um terno de pesos desde 50 grammas até 10 kilogrammas.

§ 6º

As boticas e casas de drogas terão: 1.° Um terno de pesos desde 1 gramma até 1 kilogramma. 2.° Outro terno com competentes balanças, que serão aferidas na presença do medico de partido, se o houver, de pesos de um milligramma a 50 grammas.

§ 7º

Os ouvires e todos os vendedores de obras de ouro e prata terão pesos de um milligramma a 456 grammas, e além disso os fabricantes de taes obras no municipio serão obrigados a ter um sinete registrado na camara para marcarem as obras que exposerem á venda.

§ 8º

Os armazens e qualquer outro estabelecimento em que se venda por atacado, terão balança grande e pequenas, e um terno de medidas para cada qualidade de generos que venderem, e os pesos serão desde o minimo fixado no § 5.° até 50 kilogrammas, que será o maximo peso. Poderão, porém, ter neste ultimo caso a balança decimal de estrado para comprar e vender por um só peso, sendo esta aferida.

§ 9º

As padarias terão balanças e um terno de pesos desde 50 grammas até 15 kilogrammas.

§ 10

Os ferreiros, latoeiros, caldereiros terão um terno de pesos desde 50 grammas até 15 kilogrammas.

§ 11

Os armazens de compra e venda de couros terão o mesmo terno de pesos do § antecedente. Além dos pesos e medidas estabelecidos nos onze §§ deste artigo, poderão as ditas casas e pessoas que negociarem nos generos ahi estabelecidos, ter os que quizerem do systema actual, comtanto que sejam aferidos, sob a multa de 10$000 a 20$000 réis.

Art. 132, §11 da Lei Estadual do Rio Grande do Sul 1416 /1883