Questões de Provas e ConcursosReceita Federal - Auditor-Fiscal da Receita Federal do Brasil - 2023
Embora seja alvo de muitas críticas ao longo da evolução das teorias organizacionais, a departamentalização continua sendo um modelo de organização predominante em muitos setores. Há, no entanto, diferentes maneiras de definir a departamentalização e buscar adequá-la ao ambiente em que a organização atua.
Considerando os tipos de departamentalização, assinale V para a afirmativa verdadeira e F para a falsa.
( ) A departamentalização por produtos ou serviços é considerada adequada para promover a cooperação entre departamentos e, assim, facilitar a inovação em ambientes onde a tecnologia muda rapidamente.
( ) A departamentalização funcional promove a cooperação entre especialistas com competências comuns, o que por sua vez pode dificultar a cooperação interdepartamental e a flexibilidade para responder às mudanças tecnológicas quanto estas são muito frequentes.
( ) A departamentalização por processos facilita a adaptação à realidade local, incluindo delimitações geográficas, sendo recomendada para níveis estratégicos por sua flexibilidade às mudanças.
As afirmativas são, respectivamente,
- A
V, F e V.
- B
F, F e V.
- C
F, V e V.
- D
V, V e F.
- E
V, F e F.
A evolução dos programas de gestão da qualidade beneficiou-se do surgimento e da adoção de múltiplas técnicas ou ferramentais.
Associe as técnicas ou ferramentas de qualidade citadas aos objetivos descritos de cada uma delas.
1. Diagrama de causa e efeito
2. Fluxograma
3. Gráfico de Pareto
4. Diagrama de correlação
5. Gráfico de controle
( ) Analisar a variabilidade de um processo considerando padrões mínimos e máximos esperados.
( ) Mapear processos, identificando eventuais gargalos e o redesenho destes processos.
( ) Identifica e hierarquiza as causas de determinados problemas que afetam a qualidade de um processo permitindo definir ações para sua minimização ou eliminação.
( ) Permite priorizar quais os fatores que causam os maiores impactos na gestão da qualidade ao identificar os fatores críticos deste processo.
( ) Analisar como dois fatores estão relacionados na determinação de um problema.
Assinale a opção que apresenta a relação correta, na ordem apresentada.
- A
1 – 2 – 3 – 5 – 4.
- B
4 – 1 – 5 – 2 – 3.
- C
5 – 1 – 4 – 2 – 3.
- D
2 – 1 – 3 – 4 – 5.
- E
5 – 2 – 1 – 3 – 4.
Um dos principais desafios para a compreensão e gestão do comportamento organizacional reside no estudo da motivação para o trabalho e o alcance dos objetivos organizacionais.
Considerando as contribuições teóricas sobre motivação, assinale (V) para a afirmativa verdadeira e (F) para a falsa.
( ) Com base na teoria dos quatro impulsos, focada no conteúdo da motivação, podemos afirmar que todos temos impulsos proativos e reativos que definem nossas emoções e impedem que elas sejam racionalmente trabalhadas para a motivação e o foco em objetivos.
( ) A teoria da equidade está baseada na premissa de que as pessoas comparam a relação entre esforços e recompensas e esperam que haja o mesmo tratamento para todos neste aspecto. De acordo com esta teoria, a percepção da equidade no ambiente de trabalho é um elemento decisivo para a motivação e o comprometimento com os objetivos organizacionais.
( ) Na teoria da hierarquia de necessidades de Maslow, a principal fonte de motivação é o suprimento da próxima necessidade na hierarquia que, por sua vez, parte das necessidades fisiológicas, de segurança, de pertencimento, de estima e, finalmente, de autorrealização.
As afirmativas são, respectivamente,
- A
V, F e V.
- B
F, V e V.
- C
F, V e F.
- D
V, V e V.
- E
F, F e V.
Considerando as técnicas e os métodos de avaliação e gestão de desempenho, a avaliação 360 graus surgiu com o objetivo de levar em conta a avaliação de todos aqueles que têm alguma forma de interação com o avaliado.
Sobre a avaliação 360 graus, assinale (V) para a afirmativa verdadeira e (F) para a falsa.
( ) Reunindo todas as avaliações consideradas, permite elaborar um plano de desenvolvimento individual, baseado nas diferentes perspectivas da avaliação.
( ) Deve envolver todos os colaboradores internos que interagem com o avaliado, independentemente do nível hierárquico, e evitar que pessoas externas à organização interfiram na avaliação do colaborador.
( ) Traz um conjunto de informações diversificadas que podem enriquecer a avaliação, mas que também são de complexa sistematização, além de ser dependente de um adequado treinamento dos avaliadores e suscetível a eventuais conluios na avaliação.
As afirmativas são, respectivamente,
- A
V, F e V.
- B
F, V e F.
- C
F, F e V.
- D
V, V e F.
- E
V, V e V.
A avaliação de um projeto leva em conta indicadores de desempenho que podem ser agrupados em cinco níveis de avaliação de sucesso de um projeto, quais sejam: processo, projeto, produto ou serviço, negócio e estratégico.
Relacione cada nível de sucesso de um projeto à descrição do escopo da sua avaliação.
1. Nível de processo
2. Nível de projeto
3. Nível de produto ou serviços
4. Nível de negócio
5. Nível estratégico
( ) Avalia a conformidade com as especificações e a satisfação do cliente.
( ) Analisa o uso adequado das ferramentas de gestão de projetos.
( ) Avalia o retorno sobre o investimento realizado no projeto.
( ) Realiza a análise das vantagens competitivas decorrentes do projeto.
( ) Avalia o atendimento do escopo, tempo e custo previstos.
Assinale a opção que apresenta a relação correta, na ordem apresentada.
- A
5 – 2 – 4 – 1 – 3
- B
3 – 1 – 4 – 5 – 2
- C
3 – 1 – 5 – 2 – 4
- D
4 – 3 – 2 – 5 – 1
- E
2 – 1 – 3 – 4 – 5
Em termos de descentralização e democratização de políticas públicas, a atuação do Estado-rede combina um conjunto de princípios, entre os quais destaca-se o da subsidiariedade.
Assinale a opção que melhor explica esse princípio.
- A
Como medida para combater a corrupção e o nepotismo todas as ações e as decisões devem ser públicas.
- B
O Estado deve ser substituído pela sociedade em tudo que não seja essencial.
- C
A gestão pública deve ser modernizada por meio de investimentos em equipamentos, softwares e em treinamento e capacitação de pessoal.
- D
A implementação "de cima para baixo" é a mais adequada às políticas cooperativas e participativas.
- E
A boa remuneração dos servidores públicos é essencial, pois subsidia a atração dos melhores profissionais do mercado.
No desenvolvimento da accountability, segundo diferentes autores, há que se considerar dimensões tecnicistas e não tecnicistas que impactam a forma como vemos a atuação dos conselhos de políticas públicas.
Muitos autores defendem a necessidade de uma accountability baseada na dialética e na argumentação crítica, de modo a compreender a ideia de que atribuições do conselho envolvem a contraposição de ideias, indo além das funções de controle.
Em tal perspectiva, o pleno accountability depende do desenvolvimento de uma dimensão
- A
burocrática.
- B
tecnocrática.
- C
dialógica.
- D
circular.
- E
educativa.
A gestão de riscos na Administração Pública é um processo que busca contribuir para a eficiência organizacional no cumprimento da missão institucional. É, assim, uma ferramenta para assegurar a produção de valor público. São passos fundamentais para o sucesso deste processo, entre outros, a identificação, a análise e a avaliação dos riscos aos quais a organização está submetida. O cumprimento dessas etapas permite identificar alternativas de tratamento dos riscos e o seu monitoramento contínuo.
Uma Universidade Pública brasileira identificou, como evento de risco, a possível invasão de seus sistemas corporativos seguida da alteração dos registros acadêmicos de seus estudantes. Com base em uma escala linear definida na Política de Gestão de Riscos da Universidade, a probabilidade de ocorrência deste evento sem a adoção de medidas de controle foi definida como alta (8, em uma escala de 1 a 10) e o impacto da sua ocorrência como muito alto (10, também em uma escala de 1 a 10).
Podemos ver, a seguir, os níveis de risco definidos pela Universidade inspirada em orientações do Tribunal de Contas da União:
Feita a análise do nível de risco inerente à ocorrência deste evento, a Universidade passou a adotar medidas de controle muito rigorosas a partir de um benchmarking com algumas de suas congêneres. Tais medidas foram avaliadas e consideradas de um nível de confiança satisfatório (60%) após nova análise de especialistas.
Com base nestas informações, podemos afirmar que o nível de risco inerente e o nível de risco residual de ocorrência deste evento na Universidade são, respectivamente,
- A
Extremo e Alto.
- B
Alto e Médio.
- C
Extremo e Médio.
- D
Alto e Alto.
- E
Extremo e Extremo.
As críticas ao chamado modelo racional-legal da Administração Pública estão nas bases do que se tem convencionado chamar paradigma pós-burocrático. Diferentes enfoques se desenvolveram apontando os limites da organização burocrática, tendo em vista a evolução da Administração Pública em direção ao atendimento das demandas contemporâneas da sociedade.
Nesse contexto, uma importante abordagem é a do chamado "novo serviço público". Considerando essa perspectiva, analise se as afirmativas a seguir estão coerentes com os princípios do "novo serviço público" e assinale (V) para a afirmativa verdadeira (coerente) e (F) para a falsa (não coerente).
( ) A busca da eficiência e do desempenho não encerra os objetivos da Administração Pública que, além de eficiente executora, deve ser reconhecida como legítima, como elemento central do processo de governança pública, o que requer uma liderança compartilhada – dentro e fora da organização pública – que aprofunde o caráter democrático da Administração Pública.
( ) Os mecanismos de mercado são os instrumentos mais adequados para a escolha pública, devendo o empreendedorismo e a adoção de práticas do setor privado estar no cerne da reforma da Administração Pública como forma de arbitrar os interesses individuais e permitir o avanço no combate dos problemas mais imediatos que assolam a população.
( ) Os administradores públicos devem ter uma nova visão do papel do cidadão, não como mero usuário ou cliente, mas estimulando o engajamento cívico e adotando a colaboração como prática, considerando a prestação de serviços públicos como um processo de coprodução em que a responsabilidade é compartilhada em todas as suas etapas.
As afirmativas são, respectivamente,
- A
V, F e V.
- B
F, V e V.
- C
F, F e V.
- D
V, V e F.
- E
V, F e F.
No gerenciamento de riscos de uma autarquia pública, optou-se por um modelo que, sem ser um referencial completo, permitisse estabelecer claramente os papéis e as responsabilidades essenciais de cada gestor dentro da organização, visando, dessa forma, a protegê-la dos riscos, por meio de uma estrutura adequada de governança.
Depreende-se do enunciado que a autarquia optou pelo modelo
- A
COSO-ERM de 2004
- B
COSO/GRC de 2017.
- C
EFQM excellence model.
- D
ISO-IEC 31010: 2009.
- E
três linhas de defesa.