Perito Criminal - 2022
Sobre probabilidade, analise os itens a seguir:
I. Chamamos de espaço amostra, e indicamos por Ω, umconjunto formado por todos os resultados possíveis de umexperimento aleatório. II. Considerando um experimento aleatório, cujo espaço amostralé Ω. Chamaremos de evento todo subconjunto de Ω.
III. Sejam A e B dois eventos, se A ∩ B = ø, A e B sãochamados mutuamente excludentes.
Assinale
Sobre a técnica de amostragem estratificada, assinale o item correto.
Sejam A e B dois conjuntos, dados da seguinte forma:
A = {8, 0; 9, 2; 10, 0; 8, 8; 9, 0; 9, 0} B = {1, 63; 1, 65; 1, 72; 1, 75; 1, 79; 1, 80; 1, 82; 1, 83}
Determine o valor da média aritmética e mediana, respectivamente dos conjuntos A e B.
Uma das formulas de calcular a curtose é dada por
• C < 0,263 ➝ Curva Leptocúrtica. • C = 0,263 ➝ Curva Mesocúrtica. • C > 0,263 ➝ Curva Plasticúrtica.
Sabendo que a distribuição apresenta as seguintes medidas Q3 = 40,5; Q1 = 25; P10 = 19,3 e P90 = 49,8.
Determine o valor que aproxima de C e qual tipo de curva.
.O desenvolvimento da cromatografia líquida de alta pressão (HPLC) ou cromatografia líquida de alta eficiência permitiu diversas vantagens para a cromatografia líquida, fazendo com que a técnica seja frequentemente preferida em relação a cromatografia da fase gasosa. Sobre a cromatografia da fase líquida, assinale a alternativa incorreta:
O reativo de Kastle-Meyer é frequentemente utilizado para a detecção de sangue em amostras. Nesse teste, uma gota do reativo é colocado em uma amostra coletada via swab umedecido e na sequência adiciona-se uma gota de água oxigenada. O reativo é uma solução incolor com fenolftaleína, quando há indício de sangue a cor rósea aparece na amostra. A figura abaixo mostra a reação da fenolftaleína (A), que ao liberar um H+ se transforma em um ânion (B) responsável pela mudança de coloração do meio.
Sobre as espécies envolvidas na reação acima, assinale a alternativa correta:
O microscópio eletrônico de varredura (MEV) é um equipamento capaz de gerar imagens através da varredura de uma amostra por um feixe de elétrons. A interação entre a amostra e o feixe de elétrons gera diferentes sinais que são captados por um detector. A técnica de espectroscopia por energia dispersiva (EDS) é frequentemente utilizada acoplada ao MEV e permite a detecção de elementos químicos na superfície das amostras. Sobre o MEV, assinale a alternativa correta.
Apesar de ser conhecida a mais de 12 séculos, ainda atualmente a pólvora tem grande aplicação por seu efeito explosivo, em especial na indústria de armamentos. A pólvora é uma mistura de salitre (KNO3), carvão (c) e enxofre (S), com percentuais em massa de 75%, 15% e 10%, respectivamente. Sob calor ou pressão, a seguinte reação ocorre com a pólvora:
A expansão dos gases gerados nessa reação causa o efeito explosivo da pólvora. Considere uma munição com 10,10 g de pólvora reagindo de acordo com a equação acima, porém com somente 60% do salitre presente sofrendo essa reação. Assinale a alternativa que apresenta a quantidade de mols de gases gerados no disparo dessa munição?
MM (K=39 g/mol; N=14 g/mol; O=16 g/mol; C=12 g/mol; S=32 g/mol)
“A química forense pode ser definida como a ciência que se encarrega da análise, classificação e determinação de elementos ou substâncias encontradas nos locais de averiguação ou ocorrência de um delito ou relacionadas a este.” Trecho de Química Forense sob Olhares Eletrônicos. Considerando os métodos de química analítica que podem ajudar a determinar elementos e compostos, assinale a alternativa incorreta.



