Médico Psiquiatra - 2025
Acerca do transtorno obsessivo compulsivo (TOC), julgue o item subsequente. No contexto do TOC, as compulsões são pensamentos intrusivos e indesejados, que causam ansiedade ou desconforto.
Acerca do transtorno obsessivo compulsivo (TOC), julgue o item subsequente. A egodistonia é uma característica chave que ajuda a diferenciar obsessões de delírios.
Acerca do transtorno obsessivo compulsivo (TOC), julgue o item subsequente. A clomipramina, embora eficaz no tratamento do TOC, é geralmente indicada para casos refratários aos inibidores seletivos da recaptação de serotonina (ISRS) devido ao seu perfil de efeitos colaterais mais desfavoráveis.
A respeito dos transtornos dissociativos com sintomas neurológicos, dos transtornos factícios e dos transtornos de somatização, julgue o item a seguir. O transtorno dissociativo com sintomas neurológicos pode ser confundido com um quadro neurológico primário, pois seus sintomas podem mimetizar condições médicas orgânicas.
A respeito dos transtornos dissociativos com sintomas neurológicos, dos transtornos factícios e dos transtornos de somatização, julgue o item a seguir. Nos transtornos dissociativos com sintomas neurológicos, a inconsistência entre a clínica dos sintomas e a correlação anatomofuncional esperada sugere a presença de uma doença neurológica subjacente.
A respeito dos transtornos dissociativos com sintomas neurológicos, dos transtornos factícios e dos transtornos de somatização, julgue o item a seguir. O transtorno factício está associado a ganhos externos claros, como compensações financeiras ou isenção de obrigações sociais.
A respeito dos transtornos dissociativos com sintomas neurológicos, dos transtornos factícios e dos transtornos de somatização, julgue o item a seguir. O transtorno de sintomas somáticos caracteriza-se pela produção intencional de sintomas físicos ou psíquicos.
A respeito dos transtornos dissociativos com sintomas neurológicos, dos transtornos factícios e dos transtornos de somatização, julgue o item a seguir. Em pacientes com transtorno factício, percebe-se a consistência dos relatos e sintomas ao longo de várias avaliações, sem variações ou contradições que possam sugerir fabricação consciente dos sintomas.
Em relação aos transtornos de personalidade e ao transtorno de conduta antissocial, julgue o item que se segue. Indivíduos com transtorno de conduta antissocial podem reincidir em atos ilícitos, estando a reincidência muitas vezes associada a dificuldades em processos de controle de impulsos e a uma baixa resposta a intervenções punitivas ou reabilitativas.
Em relação aos transtornos de personalidade e ao transtorno de conduta antissocial, julgue o item que se segue. Os transtornos de personalidade são diagnosticados com base em alterações episódicas de comportamento, limitadas a períodos de crise emocional intensa.