Médico Psiquiatra - 2025
A respeito de emergências em psiquiatria, julgue o item a seguir. O tratamento de primeira linha da síndrome serotoninérgica envolve a retirada dos medicamentos potencialmente causadores do quadro, além de cuidados de suporte, podendo a ciproeptadina ser usada como antídoto.
A respeito de emergências em psiquiatria, julgue o item a seguir. Ainda que seja raro, o laringoespasmo pode ocorrer em intoxicações por cetamina, sendo o maior risco verificado em indivíduos adultos.
A respeito de emergências em psiquiatria, julgue o item a seguir. Alguns antidepressivos, como a mirtazapina, têm utilidade no tratamento da acatisia induzida por antipsicóticos.
A respeito de emergências em psiquiatria, julgue o item a seguir. A metadona mostra-se bem indicada para o tratamento farmacológico de transtorno por uso de opioides, inclusive em crises de abstinência; porém, em virtude de sua meia vida errática e de outros motivos, o uso ambulatorial desse fármaco não é recomendado.
Julgue o item que se segue, referente à psiquiatria forense. Apesar de incomum, é possível a reversão da condição de alienação mental em caso de equívoco no diagnóstico inicial e de dúvidas em relação a diagnósticos previamente estabelecidos.
Julgue o item que se segue, referente à psiquiatria forense. A expressão alienação mental tem origem nos termos latinos alienus (alheio) e alius (outro), sendo geralmente utilizada nos âmbitos jurídico e médico; no campo médico, a expressão pode ser utilizada para designar indivíduos com vivências de quebra da realidade (psicose) ou desligamento da realidade (dissociação).
Julgue o item a seguir, considerando os elementos teóricos e clínicos dos distúrbios psiquiátricos associados ao uso de substâncias psicoativas. Usuários crônicos de crack podem apresentar níveis persistentemente elevados de interleucina-6 (IL-6), que se associam a déficits em funções executivas, como prejuízos na memória de trabalho, no planejamento, na flexibilidade cognitiva e no controle inibitório, refletindo um quadro de inflamação neuroimune que contribui para o comprometimento cognitivo observado nesses indivíduos.
Julgue o item a seguir, considerando os elementos teóricos e clínicos dos distúrbios psiquiátricos associados ao uso de substâncias psicoativas. A psicose induzida pelo uso crônico de crack está associada a alterações neurobiológicas, como a hiperatividade dopaminérgica mesolímbica e a disfunção glutamatérgica pré-frontal, que podem sustentar sintomas psicóticos mesmo após a eliminação da droga, cuja meia-vida plasmática é inferior a duas horas.
Julgue o item a seguir, considerando os elementos teóricos e clínicos dos distúrbios psiquiátricos associados ao uso de substâncias psicoativas. A comorbidade entre transtorno depressivo persistente e o uso crônico de cocaína decorre da ativação sinérgica do eixo hipotálamo-hipófise-adrenal e do aumento transitório da disponibilidade sináptica de monoaminas, especialmente serotonina e dopamina; esse perfil neuroquímico parece contribuir para uma modulação dos sintomas afetivos, com impacto significativo na responsividade emocional, o que pode influenciar a aderência ao tratamento e os padrões de consumo da substância psicoativa.
Julgue o item a seguir, considerando os elementos teóricos e clínicos dos distúrbios psiquiátricos associados ao uso de substâncias psicoativas. A disfunção na conectividade entre o córtex pré-frontal lateral, a ínsula anterior e o córtex cingulado posterior em usuários crônicos de cocaína reforça a importância de intervenções psicoterapêuticas voltadas ao controle da impulsividade, ao recondicionamento atencional e à autorregulação emocional.