Assistente em Administração - 2017
O planejamento está voltado para o futuro, pois é para ele que a empresa deve estar preparada. Considere as afirmações apresentadas a seguir sobre planejamento.
I - Planejamento é uma função administrativa que define objetivos e decide sobre os recursos e tarefas necessários para alcançá-los.
II - O planejamento permite aumentar o foco de uma organização.
III - O planejamento apresenta características diferentes para cada nível da organização.
IV - Os tipos de planejamento são: estratégico, tático e operacional, relacionados respectivamente, a toda organização, a cada departamento e a cada tarefa.
Pode-se afirmar que:
Vivemos um momento da história com muitas denúncias de corrupção envolvendo políticos e funcionários, seja de empresa pública ou privada. O ambiente de trabalho é muitas vezes fonte de dilemas éticos que podem impactar negativamente no desempenho financeiro e afetar a responsabilidade social das empresas. Selecione abaixo a alternativa que não representa um dilema ético e não é exemplo de responsabilidade social.
Considere as afirmativas abaixo sobre a Administração por Objetivos (APO), citada pela primeira vez por Peter Drucker em 1955 em seu livro The Pratice of Management.
I - É o processo do qual participam o chefe e sua equipe, ou apenas um subordinado.
II - Auxilia no planejamento da organização.
III - O processo participativo não substitui a hierarquia.
IV - Há prazos específicos para a realização dos objetivos.
A. afirmativas corretas são:
Sobre a organização de agenda, analise as informações:
I - As atividades em sua agenda devem ser divididas em: ROTINA que são as atividades corriqueiras. IMPORTANTE que são as atividades relacionadas ao seu objetivo, com prazo determinado e que se não cumpridas afetarão seu trabalho, projeto e resultados. URGENTE referente a fatos extras ou atividades importantes que não foram realizadas no tempo previsto.
II - A organização de uma agenda considera a divisão do tempo em períodos: manhã e tarde ou blocos de 3 horas, por exemplo. Nesse sentido, deve-se considerar os períodos mais produtivos e os mais tumultuados e os locais onde as atividades devem ser realizadas.
III - Todos os dias a programação da agenda deve ser revista e adequada às necessidades do dia.
Sobre as informações acima, pode-se afirmar que:
Sobre recursos materiais, patrimoniais e humanos, analise as informações abaixo:
I - Esses recursos podem ser fornecidos por empresas terceirizadas ou contratados diretamente pela própria organização.
II - Esses recursos se referem às matérias-primas, materiais auxiliares e os insumos utilizados nos processos produtivos, os de escritório, de higiene e limpeza etc., e devem ser corretamente administrados, uma vez que são recursos de uso contínuo e precisam ser adquiridos e gerenciados visando atingir os objetivos de redução de custos e/ou de maximização de resultados. Geralmente, encontram-se no chamado Ativo Circulante das organizações e recebem o nome genérico de estoques.
III - Esses recursos são aqueles que compõem o Ativo Permanente das organizações e são representados por máquinas,equipamentos, veículos, móveis, utensílios e demais facilidades necessárias ao funcionamento da organização.
As informações I, II e III se referem, respectivamente, a quais tipos de recursos?
Para Martins e Alt (2000, p. 5),
"[...] a administração dos recursos materiais engloba a sequência de operações que tem seu início na identifcação do fornecedor, na compra do bem, em seu recebimento, transporte interno e acondicionamento, em seu transporte durante o processo produtivo, em sua armazenagem como produto acabado e, finalmente sua distribuição até...."
Fonte: MARTINS,P. G.; ALT, P. R. C. Administração de Materiais e Recursos Patrimoniais. São Paulo: Saraiva, 2000.
De acordo com a citação dos autores, além de todos esses envolvidos por eles considerados, a administração de materiais também deve considerar:
Abraham Maslow, psicólogo americano, hierarquizou as necessidades humanas por ordem de premência:
I - Na base estão as necessidades fisiológicas que demandam um nível mínimo de satisfação para a sobrevivência do homem. Estas necessidades englobam fome, sede, sono, abrigo contra intempéries, alívio de perigos de ordem fisiológica, etc. Na sequência, estão às necessidades de segurança, num nível superior às fisiológicas e se relacionam com a segurança física, a estabilidade, o sentimento de dependência e proteção, a ordem, as leis, os limites, etc.
II - A terceira categoria observa-se as necessidades sociais ou de afiliação estão vinculadas à carência que as pessoas têm de amar, participar de grupos sociais, de clubes, igrejas, etc. Na sequência surgem as necessidades de autoestima que apresentam sob o aspecto de autoafirmação ou valorização das pessoas em relação a elas mesmas ou aos outros. A procura de poder, de status, de prestígio, de reconhecimento, de apreço, de maestria, de competência ou suficiência indica a busca de satisfação das necessidades vinculadas a este nível.
III - No último nível estão as necessidades de autorrealização que englobam a necessidade dos indivíduos de realizar ou atualizar seu potencial, de concretizar ou operacionalizar suas possibilidades, é o mais difícil de ser atingido.
Sobre as considerações acima, pode-se afirmar que
As teorias sobre a liderança denominadas situacionais ou contingenciais partem do pressuposto de que o comportamento mais apropriado para um líder depende das situações ou circunstâncias concretas em que o líder se encontra. De acordo com esta definição e considerando a teoria situacional ou contingencial de liderança, é correto afirmar que:
"O complexo mundo empresarial da atualidade vem sofrendo contínuas modificações, às vezes com maior ou menor intensidade, propiciando pouca estabilidade para as organizações. Para enfrentar tais circunstâncias, existe a necessidade das empresas utilizarem alguns conceitos e técnicas que auxiliem na decisão e execução correta das ações que todos os indivíduos e organizações buscam para garantir sua sobrevivência e crescimento, valendo ressaltar que para uma boa decisão e execução, faz-se necessária uma visão correta e um autocontrole. Nesse sentido, é imprescindível que as organizações dominem o processo de planejamento e controle financeiro sobre todas as suas atividades empresariais. A essência do planejamento e do controle sustenta-se na premissa de que os gestores de uma empresa poderão planejar e controlar seu destino a curto e longo prazo, por meio de um processo contínuo de tomada de decisão que sejam convincentes.", (MARQUES, 2009).
Fonte: MARQUES, A. V. Planejamento e controle financeiro nas micro e pequenas empresas, visando à continuidade e à sustentabilidade. In. ENCONTRO NACIONAL DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO, 29., 2009, Salvador. Anais... Salvador, 2009.
De acordo com o texto, e considerando o planejamento e controle financeiro que as empresas devem ter, é correto afirmar que:
A organização de arquivos, como de qualquer outro setor de uma instituição, pressupõe o desenvolvimento de várias etapas de trabalho. Nessa atividade é realizado o exame dos estatutos, regimentos, regulamentos, normas, organogramas e demais documentos constitutivos da instituição mantenedora do arquivo e ser complementado pela coleta de informações sobre a sua documentação. Além disso, é analisado o gênero dos documentos; as espécies de documentos mais frequentes; os modelos e formulários em uso; volume e estado de conservação do acervo; arranjo e classificação dos documentos; existência de registros e protocolos; média de arquivamentos diários; controle de empréstimo de documentos; processos adotados para conservação e reprodução de documentos; existência de normas de arquivo, manuais, códigos de classificação, etc. Essa atividade é conhecida como: