Profissional Básico - Arquivologia - 2013
Na análise tipológica dos documentos de arquivos, não é suficiente, para o arquivista, conhecer a estrutura da espécie documental. É necessário relembrar os princípios fundamentais que regem a organização dos arquivos.
Esses princípios que constituem o marco principal da arquivística são:
A grande especificidade dos documentos de arquivo, que os diferencia dos documentos das bibliotecas e dos museus, é a organicidade.
Por isso, arquivisticamente, só se entende o documento unitário (unidade mínima) dentro de um conjunto de outros documentos tipologicamente iguais e que somente em conjunto podem documentar uma
A partir do ciclo vital, existe o entendimento de que a função arquivística é um todo indivisível, desde a administração dos documentos até o arranjo e a descrição dos fundos.
Nesse sentido, função arquivística consiste em
Ao iniciar o processo de organização de acervos, em um departamento específico do BNDES, o arquivista encontra uma documentação antiga com indícios de ordenação da seguinte forma: 13-54-02, 16-67-13, 20-25-47, 09-26-67...
Imediatamente, o arquivista deve reconhecer que se trata de uma ordenação que utilizou o método de arquivamento
O responsável pelo arquivo tem de classificar o documento que contém a seguinte informação:
Ilustríssimo Diretor
Devolvo a V.Sa. os processos referentes às trans- ferências, estornos, subvenções e provisão, tendo em vista não serem mais necessários a este serviço.
Atenciosamente,
Marcos Leal (Secretário da presidência)
Utilizando a Tabela de Classificação de Documentos, o referido responsável estabelece o seguinte assunto:
A microfilmagem de documentos particulares e oficiais de instituições federais, estaduais e municipais é autorizada em todo o território nacional por meio da Lei no 5.433 de 08/05/1968.
Todo arquivista que atua em centros micrográficos deve saber que o reconhecimento de firma de autoridades que autenticarem os documentos oficiais arquivados é
Para a realização do processo de arranjo, se não for conservada a classificação que o documento já possuía na primeira idade, o arquivista deve analisar o material em termos de proveniência, história da entidade, origens funcionais, tipo de material e conteúdo.
Dos cinco requisitos apresentados, os três primeiros referem-se a
O arranjo deve ser baseado na forma administrativa da instituição. Para muitos pesquisadores, contudo, sem a formação em Arquivologia, seria mais conveniente que o arranjo fosse cronológico, temático ou geográfico.
Esse arranjo, no entanto, faria desaparecer a percepção da razão de ser do documento, porque
Um Sistema Informatizado de Gestão Arquivística de Documentos tem de impedir que um documento sigiloso seja eliminado, sendo que os documentos sigilosos para serem submetidos ao processo de avaliação e receberem a devida destinação têm de se tornar
