Analista Técnico - Políticas Sociais - 2017
Considerando a atual concepção de Estado e Sociedade civil, pode-se destacar como função estatal que comporta, em regra, a transferência da prestação das respectivas atividades à sociedade civil
Considerando o tema políticas sociais, no que tange aos avanços advindos da Constituição de 1988, pode-se destacar, EXCETO:
Considerando o contexto brasileiro de parcerias entre Estado e Sociedade, pode-se afirmar que as ONG’s são entidades:
No contexto de auditoria interna e externa, compete à Controladoria-Geral da União traçar a orientação normativa e realizar a supervisão técnica do Órgão Central e dos órgãos setoriais do Sistema de Controle Interno do Poder Executivo Federal. Quanto ao tema, analise as afirmativas a seguir.
I. Para efetuar a avaliação dos controles internos, as unidades de auditoria interna dos órgãos deverão adotar as melhores práticas, considerando os componentes: ambiente de controle, avaliação de riscos e atividades de controle, exclusivamente.
II. Os relatórios de auditoria prescindem de demonstrar os critérios de análise utilizados, as causas, as consequências constatadas e as recomendações que visam a aprimorar os controles avaliados, para o saneamento de impropriedades ou irregularidades porventura identificadas em cada achado de auditoria.
III. A avaliação de riscos pode ser definida como o processo dinâmico e interativo que visa a identificar, a avaliar e a mensurar os riscos relevantes que possam comprometer a integridade do órgão ou entidade e o alcance das metas e dos objetivos organizacionais.
Está(ão) correta(s) a(s) afirmativa(s)
No contexto de auditoria interna e externa, analise as afirmativas a seguir. I. Um dos tipos de auditoria é o de conformidade, que examina a legalidade dos atos de gestão dos responsáveis sujeitos a sua jurisdição, quanto ao aspecto assistencial, contábil, financeiro, orçamentário e patrimonial. II. As evidências circunstanciais fornecem impressão ao auditor, servindo de evidência de auditoria, pois é objetiva suficientemente para embasar uma não conformidade. III. Denomina-se análise de processos a verificação de indicadores e parâmetros da atenção; a avaliação do grau de satisfação dos usuários e aspectos relativos à funcionalidade dos serviços. Está(ão) correta(s) a(s) afirmativa(s)
Na perspectiva de Vigilância em Saúde da população indígena, foi criado um sistema de informações, o Sistema de Informação da Atenção à Saúde Indígena (SIASI), para acompanhar as ações de saúde desenvolvidas no âmbito:
A saúde indígena foi tema de debate na 1ª e 2ª Conferências Nacionais de Proteção à Saúde do Índio. Essas duas Conferências propuseram a estruturação de um modelo de atenção diferenciada, como forma de garantir aos povos indígenas o direito ao acesso universal e integral à saúde. Sabendo que as Conferências de Saúde têm como objetivos principais avaliar a situação de saúde e propor diretrizes para a formulação das políticas de saúde, essas duas primeiras conferências nacionais que discutiram a saúde indígena aconteceram por indicação respectivamente das:
Considerando a organização dos serviços de saúde indígena e sabendo que a equipe de saúde é formada por médicos, enfermeiros, odontólogos, auxiliares de enfermagem e agentes indígenas de saúde, além de contar com a participação de outros profissionais, e que a atenção básica é realizada por intermédio dos agentes indígenas de saúde, a instância que é a primeira referência para esses profissionais são:
“O tema que trata do Subsistema de Atenção à Saúde Indígena foi acrescido no capítulo V da Lei Orgânica da Saúde nº 8.080/1990, através da lei que ficou conhecida como Lei Arouca de autoria do então deputado federal Sérgio Arouca, sendo considerada o marco regulatório da atenção à vida das populações indígenas do Brasil.” A legislação a que se refere o enunciado é a:
Analise as afirmativas correlatas. I. “A Lei nº 8.080/90 afirma que o Sistema Único de Saúde é constituído pelo conjunto de ações e serviços de saúde, prestados por órgãos e instituições públicas federais, estaduais e municipais, da Administração direta e indireta e das fundações mantidas pelo Poder Público.” POR ISTO II. “As instituições privadas somente poderão prestar serviços de saúde ao SUS quando houver falhas na prestação da assistência à saúde pelas instituições do poder público, mediante contrato firmado por tempo determinado entre as duas partes e após processo licitatório, sendo permitida somente a participação das entidades filantrópicas e as sem fins lucrativos.” Assinale a alternativa correta.