Economista - 2016
Suponha que o mercado de alumínio no Brasil seja considerado um mercado perfeitamente competitivo. Cada um dos 800 produtores apresenta função de custo total de longo prazo dada por CT(Q) = 20Q 3 - 400Q 2 + 2500Q . Nesse cenário, o preço de equilíbrio de longo prazo nesse mercado é dado por:
Na cidade de Ubiratana existe uma empresa monopolista cuja produção tem custo médio e marginal constantes dados por Cme = CMg = 20 . Essa mesma empresa defronta-se com uma curva de demanda do mercado dada por Q(P) = 45 – (P/4) . Nesse contexto, o lucro dessa empresa monopolista associado à sua escolha ótima de produção é:
Considere o modelo de Stackelberg no qual duas firmas produzem um mesmo produto. Suponha que as firmas sejam homogêneas, o que significa que as curvas de custo total de ambas são expressas por Ci (qi) = 25qi , para i = L,S . A curva de demanda inversa desse mercado todo é dada por P(Q) = 175 – 1,5Q , onde Q = qL+qS é a produção total no mercado. Em equilíbrio, o lucro da firma líder é dado por:
Considere uma indústria com 25 firmas produtoras de sabão em pó, na qual todas apresentam a mesma função custo dada por c(qi) = 88qi , em que qi é a produção da firma i ( 1=1,...,25 ). Defina a produção total como sendo o somatório da produção de cada uma dessas 25 firmas, ou seja, a produção total é dada por Q = Σi=125qi . A demanda de mercado é p(Q) = 400 – 3Q . Supondo que as firmas se comportem como no modelo de Cournot e dado que são idênticas, cada firma produzirá a mesma quantidade. Dessa forma, identifica-se que a produção total desse mercado é de:
Em 1968 a economia brasileira iniciou uma fase de crescimento vigoroso. Em relação ao período do “Milagre econômico”, analise as afirmativas a seguir: I - Nesse período adotou-se uma política de minidesvalorização cambial que contribuiu positivamente para o resultado da balança comercial. II - Apesar de no período do “milagre” ter ocorrido um importante crescimento econômico da economia brasileira, essa continuou a enfrentar o grave problema de altas taxas de inflação. III - O crescimento econômico do período do “milagre” retomou o processo iniciado no Plano de Metas, voltado para a difusão da produção e consumo de bens duráveis. Sendo V para a(s) afirmativa(s) verdadeira(s) e F para a(s) falsa(s), a sequência correta é:
O II Plano Nacional de Desenvolvimento, se caracteriza por:
O período da economia brasileira entre 1981 e 1984, caracteriza-se por:
Diante de um cenário econômico no qual a inflação atingia patamares extremamente elevados, o plano Cruzado foi adotado em 28 de fevereiro de 1986, durante o segundo ano do governo Sarney. Sobre esse plano, é correto afirmar que:
Com relação aos planos de estabilização econômica adotados na década de 80 e início da década de 90, analise as afirmativas a seguir: I - O Plano Bresser diagnosticou a inflação como tendo um componente inercial e outro de demanda, e contou com políticas fiscais e monetárias contracionistas. II - O Plano Verão representou a radicalização da desindexação da economia, uma vez que foram extintos todos os mecanismos de indexação. III - No Plano Collor I não houve congelamento de preços dos bens e serviços, mas houve um aumento da arrecadação devido à criação de novos tributos. Está correto o que se afirma em:
Quando, em 1994, Fernando Henrique Cardoso (FHC) assumiu a presidência da República era claro que havia sido eleito para vencer a inflação. Com relação ao Plano Real de estabilidade da economia e a esse governo, é correto afirmar que: