Agente de Investigação e Agente de Polícia - 2022
Um delegado de polícia instaurou inquérito para apurar um crime de extorsão mediante sequestro, e as provas até então colhidas indicaram que a autoria do crime recaía sobre um indivíduo estrangeiro. As investigações mostraram que o estrangeiro responde por outros crimes e que está com passagem aérea marcada para regressar ao seu país de origem.
Considerando essa situação hipotética, assinale a opção correta.
No que se refere ao inquérito policial, julgue os itens a seguir.
I A falta de indicação do tipo penal supostamente praticado pelo indiciado não provoca a nulidade das investigações nem do relatório conclusivo emitido nos autos do inquérito pela autoridade policial.
II Os atos ilegais praticados pela autoridade policial no decorrer do inquérito policial ficam sujeitos a revisão da autoridade judiciária competente.
III Todo investigado tem direito de produzir provas capazes de comprovar a sua inocência e impedir o seu indiciamento em sede de investigação policial.
IV Todo investigado tem direito de receber da autoridade policial informações relacionadas a investigações policiais em curso contra si.
Assinale a opção correta.
A respeito das provas no processo penal, julgue os itens a seguir.
I Nas ações penais em que o acusado nega a autoria do crime que lhe fora imputado, o ônus probante incumbe à acusação.
II A confissão do acusado prestada em interrogatório perante a autoridade judiciária constitui prova suficiente para assegurar o seu provimento condenatório.
III Nos crimes cometidos mediante destruição de obstáculo, a falta do exame de corpo de delito impede o provimento condenatório.
IV As provas documentais obtidas em decorrência de interceptação telefônica ilegal são consideradas provas ilícitas por derivação.
Assinale a opção correta.
No que se refere à prisão cautelar, julgue os itens a seguir.
I A prisão em flagrante não impede que o autor do crime responda ao processo em liberdade.
II O descumprimento de medidas cautelares por parte do acusado pode viabilizar a decretação da sua prisão preventiva.
III A prisão temporária é uma espécie de prisão cautelar admissível na fase policial e judicial.
IV É inadmissível a conversão da prisão em flagrante de crime afiançável em prisão preventiva.
Assinale a opção correta.
Considerando a Lei n.o 11.343/2006, que criminaliza o tráfico ilícito de drogas, bem como a jurisprudência do Supremo Tribunal Federal e do Superior Tribunal de Justiça, assinale e opção correta.
Assinale a opção correta com base no disposto na Lei n.o 7.716/1989.
A respeito das organizações criminosas e infrações penais correlatas, assinale a opção correta considerada a jurisprudência dos tribunais de superposição.
A respeito das organizações criminosas e infrações penais correlatas, assinale a opção correta com base na jurisprudência dos tribunais de superposição.
A respeito dos crimes hediondos e dos crimes a eles equiparados, assinale a opção correta.
À luz da jurisprudência do Superior Tribunal de Justiça, assinale a opção correta em relação aos crimes contra a ordem tributária.