Economista - 2010
Sem melhorar a educação pública, milhões continuarão prisioneiros do assistencialismo, e as empresas, desassistidas. (L.71-73)
A respeito da pontuação do período acima, analise as afirmativas a seguir:
I. A segunda vírgula se justifica por separar sujeitos de orações diferentes.
II. A terceira vírgula é caso de zeugma.
III. Ao se retirar o E do período, no lugar da vírgula imediatamente anterior a ele seria melhor vir um ponto e vírgula.
Assinale
São numerosas oportunidades perdidas que se multiplicarão, se a economia brasileira continuar com seu impulso de crescimento - e a qualidade da educação continuar baixa. (L.17-20)
A respeito da composição do período acima, analise as afirmativas a seguir:
I. Há uma oração principal.
II. Há duas orações subordinadas adverbiais.
III. O período é composto por coordenação e subordinação.
Assinale
Mas , simultaneamente a essa premência de curto prazo, espera-se que a cadeia de ensino no país, da pré-escola à universidade, acelere ou implante programas que possibilitem um substancial salto de qualidade. (L.51-55) Assinale a alternativa que NÃO pode substituir o termo grifado no período acima, sob pena de alteração de sentido.
O ensino técnico profissionalizante de fato precisa hoje correr contra o relógio, pois, se persistir a falta de pessoal qualificado, as oportunidades acabam definitivamente perdidas pela desistência dos potenciais empregadores . (L.46-50)
O termo sublinhado no período acima exerce a função sintática de
Mesmo assim, não conseguiram atender a toda a demanda de pessoal qualificado identificada pelo setor. (L.5-7) Independentemente da mudança de sentido provocada em relação ao texto, assinale a alternativa que, com a alteração do verbo sublinhado no trecho acima, NÃO tenha mantido correção gramatical.
O aproveitamento das oportunidades que estão surgindo é valioso porque , além da realização pessoal na vida profissional, é um atalho para melhora dos níveis de renda e de bem-estar de fatias cada vez maiores da população brasileira. (L.63-67) No trecho acima, empregou-se corretamente uma das formas do porquê. Assinale a alternativa em que isso NÃO tenha ocorrido.
A respeito do que se pode inferir pelas ideias do texto, analise as afirmativas a seguir:
I. Ocorre uma disparidade entre a economia brasileira e a qualidade da educação.
II. A escola convencional não vem obtendo êxito em ensinar a aprender.
III. Empresas privadas têm sido mais bem-sucedidas que a iniciativa pública na formação de jovens.
Assinale










