Use o Vade Mecum AI para Concursos: Lei + Questões em um só lugar!
JurisHand AI Logo

Uma Secretaria da Fazenda está implementando um sistema de Bl para melhorar o monitoramento das arrecadações tributárias e a identificação de possíveis incon...

138108|Direito Tributário

Uma Secretaria da Fazenda está implementando um sistema de Bl para melhorar o monitoramento das arrecadações tributárias e a identificação de possíveis inconsistências fiscais. Para isso, a equipe está utilizando o Power Bl e o Tableau. Com essas ferramentas, a equipe pode

  • A

    criar dashboards interativos para visualização dinâmica de indicadores fiscais, de forma a segmentar dados por filtros (como período, localidade e tipo de tributo), realizar análises comparativas e drill-down , além de análises preditivas para identificar padrões e detectar fraudes.

  • B

    extrair métricas financeiras e fiscais automaticamente dos sistemas transacionais e importá-las sem necessidade de ajustes, pois todas as regras de cálculo e interpretação dos dados são padronizadas nas duas ferramentas, a partir da origem da informação.

  • C

    processar e transformar os dados coletados diretamente nos painéis de análise, sem realizar integração com fontes externas, pois ambas possuem bancos de dados embutidos para armazenar grandes volumes de informações.

  • D

    utilizar dashboards estáticos para a análise fiscal, realizando operações de drill-up para detalhar os dados e operações de drill-down para resumir a informação, tornando a análise mais objetiva.

  • E

    ampliar a coleta e o armazenamento dos dados fiscais, deixando a análise detalhada para ser feita manualmente pelos analistas, já que o Power BI não permite a criação de relatórios paginados. Implantar bancos de dados NOSQL, para utilizar o Tableau, já que este não suporta conexões diretas com bancos de dados relacionais.