Use o Vade Mecum AI para Concursos: Lei + Questões em um só lugar!
JurisHand AI Logo

Artigo 4º, Parágrafo 1, Inciso IX da Lei Estadual do Rio de Janeiro nº 1288 de 13 de abril de 1987

Acessar conteúdo completo

Art. 4º

Fica o Poder Executivo autorizado a criar a "Empresa Fluminense de Tecnologia - FLUTEC", como empresa pública. *Art. 5º - A Empresa Fluminense de Tecnologia - FLUTEC, com sede e foro na cidade do Rio de janeiro, terá por finalidade apoiar financeiramente estudos, projetos e programas de interesse para o desenvolvimento tecnológico do Estado, podendo, para tanto, conceder e contrair empréstimos e realizar outras operações, financeiras ou não, estabelecidas em seu Estatuto.

§ 1º

À Empresa caberá ainda, observado o caput do presente artigo:

I

a gestão técnica e financeira do Fundo de Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico;

II

a administração de recursos colocados a sua disposição por entidades de direito público ou privado para fins gerais ou específicos;

III

a administração de outros Fundos instituídos pelo Estado, cuja gestão lhe seja expressamente atribuída.

§ 2º

A Empresa poderá participar, minoritariamente, de outras sociedades.

§ 3º

É vedada a realização pela Empresa de operações de captação de recursos junto ao público, mediante emissão de títulos mobiliários, letras de câmbio ou operações análogas.

§ 4º

...VETADO... *Art. 6º - A Empresa Fluminense de Tecnologia - FLUTEC terá a seguinte estrutura básica: - Conselho de Administração; - Diretoria; - Conselho Fiscal.

§ 1º

O conselho de Administração será o órgão de orientação superior da FLUTEC e se comporá dos seguintes membros, nomeados pelo Governador do Estado:

I

O Presidente da Empresa Fluminense de Tecnologia que o presidirá;

II

1 (um) representante da Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia;

III

1 (um) representante da Secretaria de Estado de Indústria e Comércio;

IV

1 (um) representante da Secretaria de Estado de Agricultura e Abastecimento;

V

- 1 (um) representante da Secretaria de Estado de Fazenda;

VI

1 (um) representante da Secretaria de Estado de Meio Ambiente;

VII

3 (três) representantes do setor empresarial do Estado, ...VETADO...

VIII

1 (um) representante da Comunidade de Pesquisa Tecnológica do Estado do Rio de Janeiro;

IX

...VETADO...

X

1 (um) representante da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência - SBPC.

§ 2º

Os membros do Conselho a que correspondem os incisos II a VI serão nomeados por indicação dos respectivos Secretários de Estado.

§ 3º

Os membros do Conselho a que se refere o inciso VII serão nomeados por indicação do Secretário de Estado de Ciência e Tecnologia ...VETADO...

§ 4º

...VETADO...

§ 5º

Os membros do Conselho a que se refere os incisos VII a X terão mandato de 4 (quatro) membros nomeados pelo Governador do Estado, por indicação do Secretário de Estado de Ciência e Tecnologia. *Art. 7º - A Diretoria da Empresa Fluminense de Tecnologia será composta por até 4 (quatro) membros nomeados pelo Governador do Estado, por indicação do Secretário de Estado de Ciência e Tecnologia.

Parágrafo único

- O mandato dos diretores será de 4 (quatro) anos, permitida a recondução. *Art. 8º - Conselho Fiscal será composto de 3 (três) membros titulares e 3 (três) suplentes, com mandatos de 2 (dois) anos, autorizada a recondução. *Art. 9º - O ingresso nos quadros administrativos e técnicos da Empresa Fluminense de Tecnologia - FLUTEC dependerá de aprovação prévia em concurso público de provas e títulos, realizado pela FLUTEC, salvo em relação às admissões que se fizerem no prazo de 6 (seis) meses de servidores da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro- FAPERJ ou de 1 (um) ano de outros servidores que já estejam vinculados a outros órgãos da administração estadual, em ambos os casos mediante concurso interno de provas e títulos.

§ 1º

O disposto no presente artigo não se aplica aos cargos em comissão e às contratações para prestação de serviços eventuais e temporários, deverão ser publicados em D.O. (Diário Oficial) logo após a data de suas assinaturas. *Art. 10 - O capital inicial da Empresa Fluminense de Tecnologia - FLUTEC, a ser subscrito e integralizado pelo Estado, será de Cz$100.000.000,00 (cem milhões de cruzados).

Parágrafo único

- O Capital da Empresa poderá ser aberto à participação de outras pessoas jurídicas de direito público e entidades da administração majoritária do Estado do Rio de Janeiro. *Art. 11 - Fica o Poder Executivo autorizado a abrir crédito especial até o limite de Cz$100.000.000,00 (cem milhões de cruzados) bem como estabelecer unidade orçamentária Programa de Trabalho, elementos de despesa e proceder às demais medidas necessárias ao atendimento do presente artigo. *Art. 12 - O art. 5º da Lei nº 827, de 28 de dezembro de 1984, passa a vigorar com a seguinte redação: "Art. 5º - Competirá aos Secretários de Estado de Fazenda e de Ciência e Tecnologia, através de resolução conjunta, a caracterização dos projetos tecnológicos de interesse para o desenvolvimento econômico e social do Estado que farão jus aos benefícios fiscais de ampliação de prazo para pagamento de Imposto sobre Circulação de Mercadorias e de suspensão do pagamento do Imposto sobre a Transmissão de Bens Imóveis e de Direitos a eles relativos - ITBI, sempre com base em parecer formal de especialistas indicados pelas Universidades e Instituições de Pesquisa sediadas neste Estado e credenciadas pelo Conselho de Administração da FLUTEC."