JurisHand AI Logo
Acessar legislação inteira

Artigo 1º, Parágrafo 14 da Lei Estadual de Minas Gerais nº 471 de 01 de junho de 1850

Acessar conteúdo completo

Art. 1º

Ficam elevadas a Paróquias:

§ 1º

O Curato do Espírito Santo da Varginha, compreendendo todo o território do respectivo Curato, (menos pelo lado da Freguesia dos Três Corações, onde lhe servirá de divisa o ribeirão das Trunqueiras) e a Capela do Espírito Santo da Mutuca.

§ 2º

O Curato de São Brás do Suaçuí, compreendendo todo o território do respectivo Curato, e o do Redondo, que continuará a pertencer à Freguesia de Congonhas, quanto ao Eclesiástico, servindo de divisa entre estas duas Paróquias o Córrego da Estiva até sua confluência com o Rio Paraopeba, e daí em diante este Rio.

§ 3º

O Curato de Nossa Senhora da Cachoeira do Brumado, compreendendo o antigo Distrito da Cachoeira, o de São Domingos, e o território dominado pelo espigão da Serra do Engenho Queimado, e do alto do Descoberto, seguindo a divisa pela estrada ao Rio Pinduca, e por este abaixo até a divisa com a Barra Longa.

§ 4º

O Distrito de Abre Campo do Município de Mariana, servindo de Matriz a Igreja chamada - debaixo, que se está construindo no mesmo lugar da antiga Capela de Santana, e tendo esta Paróquia por limites Rio Casca acima com a Freguesia do Anta no Ribeirão dos Ramos, descendo o mesmo Rio até a Barra do Rio Doce: pelo Ribeirão de Santana acima com a Freguesia de Arrepiados, compreendendo as Fazendas de Cândido Ribeiro Rosa, e Manoel da Costa Pereira, e para o centro com a Província do Espírito Santo. O mesmo Rio Casca será a divisa entre esta Freguesia, e a da Ponte Nova.

§ 5º

O Curato de São Gonçalo do Rio abaixo no Município de Santa Bárbara, compreendendo os limites do mesmo Curato e Distrito.

§ 6º

O Curato de Missões próximo à Barra do Rio Verde no Rio Grande com a denominação de Freguesia de São Francisco Sales, tendo por limites os seguintes: ao Norte, abrangendo as vertentes do Ribeirão São Domingos, e por este acima subindo o Ribeirão Arantes, todas as vertentes da Retirada Bonita, e subindo ao Nascente pelo espigão mestre todas as vertentes ao Rio Verde, abrangendo a Fazenda da Boa Vista até o Lageadinho: ao Nascente pelo veio do Lageadinho abaixo a descer no Rio Verde, e subindo pelo veio deste até a Barra das Areias, e pelo veio do Areias a subir pelo primeiro espigão à direita à procurar o chapadão, e atravessando este a descer no Ribeirão São Mateus, e pelo veio deste até o Rio Grande, servindo este de divisa ao Sul, e o Paranaíba ao Poente.

§ 7º

O Curato de Cambuí do Município de Jaguari, compreendendo o de Capivari do mesmo Município.

§ 8º

O Curato do Senhor Bom Jesus do Ribeirão das Antas com a denominação de Freguesia do Senhor Bom Jesus do Campo místico, compreendendo o Distrito do Bom Retiro.

§ 9º

O Curato das Dores do Turvo, compreendendo os Distritos de Nossa Senhora da Conceição do Turvo, e de Nossa Senhora do Rosário de Brás Pires.

§ 10

O Curato da Conceição do Rio Novo, compreendendo os Distritos do Rio Novo e Piau.

§ 11

O Curato de Nossa Senhora de Nazareth do Município de São João del-Rei, compreendendo todo o território do mesmo Curato, e os Distritos do Sacco, Ponte Nova e Ibituruna.

§ 12

O Curato do Calhau do Município de Minas Novas pelos seus atuais limites.

§ 13

O Curato da Glória do Município do Presídio, com a denominação de Freguesia de Nossa Senhora da Glória, tendo por limites as Serras de Arrepiados, da Grama, de Vicente Antônio, da Jacutinga, e dos Bagres; do lado das Paróquias do Presídio e de Ubá os limites destas Freguesias; e do lado de Campos e Santo Antônio dos Guarulhos os limites desta Província com a do Rio de Janeiro, pertencendo à nova Paróquia os moradores nas vertentes dos rios Glória, Sem Peixe, Carangola, Muriaé, Gavião, e os confluentes dos mesmos dentro dos limites dados, ficando suprimida a Paróquia de São Paulo do Muriaé.

§ 14

O Curato de São Sebastião do Itatiaiuçu, compreendendo os Curatos da Conquista, e Brumadinho.

§ 15

O Curato da Espera desmembrado da Paróquia de São José do Chopotó, compreendendo o Curato de São Caetano no Município da Piranga.

§ 16

O Curato de Traíras do Município do Curvelo com os mesmos limites do Curato.