Use o Vade Mecum AI para Concursos: Lei + Questões em um só lugar!
JurisHand AI Logo

Artigo 1º, Inciso III do Decreto do Distrito Federal nº 4341 de 22 de Setembro de 1978

Dispõe sobre as normas para a Qualificação de Bombeiros-Militares das Praças do Corpo de Bombeiros do Distrito Federal.

Acessar conteúdo completo

Art. 1º

As Praças do Corpo de Bombeiros do Distrito Federal serão grupadas em uma única Qualificação de Bombeiro-Militar Geral (QBMG}: - QBMG - 2 Praças Bombeiros-Militares (Praças BM) § 1º - A QBMG é constituída das seguintes Qualificações Particulares (QBMP):

I

QBMP 0 - Combatente

II

QBMP 1 - Manutenção de Armamento

III

QBMP 2 - Operador de Comunicações

IV

QMBP 3 - Manutenção de Motomecanização

V

QBMP 4 - Músico

VI

QBMP 5 - Manutenção de Comunicações

VII

QBMP 6 - Auxiliar de Saúde

VIII

QBMP 7 - Corneteiro

IX

8 - Condutor e Operador de Viaturas (Cond.Op Vtr) — (Motorista e Operador)

X

QBMP 9 - Manutenção de Equipamento Especializado)Mat Eq Esp)

XI

QBMP 10 - Busca e Salvamento (B. Slv) XII - QBMP 11 - Hidrante § 2º - As Praças integrantes das QBMP. constantes dos incisos III, IV, V, VI, VII, VIII e IX, do parágrafo anterior são denominadas Praças Especialistas § 3º - Caso haja necessidade na Corporação, as Qualificações Bombeiros Militares Particulares (QBMP) não terão hierarquia completa. § 4º - O preenchimento dos claros de Praças Especialistas, em caso de Qualificação de Bombeiro-Militar Particular (QBMP), será feito mediante exame de suficiência técnica profissional, realizado de acordo com as Diretrizes baixadas pela Inspetoria Geral das Polícias Militares (IGPM) , devendo o Soldado BM preencher os seguintes requisitos:

I

estar classificado no comportamento «Bom»;

II

haver frequentado integralmente o período de formação de Bombeiro-Militar:

III

ter parecer favorável do Comandante da Unidade em que serve, baseado no seu desempenho como executante das missões de Bombeiro-Militar. § 5º - Ficam em extinção as QBMP e/ou especialidades não constantes neste Decreto. § 6º - Aos Bombeiros-Militares pertencentes às QBMP e/ou especialidades em extinção será facultado o ingresso nas QBMP previstas, atendidas as disposições que se seguem:

I

existir vaga na Qualificação de Bombeiro-Militar Particular para a qual pleiteou o ingresso desde que não haja Bombeiro-Militar na Qualificação em condições de preenchê-la;

II

haver sido julgado apto em prova de conhecimentos da Qualificação, realizada de acordo com instruções do Comando Geral da Corporação e Diretrizes baixadas pela Inspetoria-Geral das Polícias Militares;

III

existir, a critério do Comando Geral da Corporação, correlação entre as Qualificações de Bombeiros-Militares Particulares de origem e as pretendidas.