JurisHand Logo
    |
    Legislação
    1. Voltar para a página principal
    2. resultados
    3. Decreto de 31 de Maio de 1991

    Coração para favoritarDecreto de 31 de Maio de 1991

    Presidência da República Casa Civil Subchefia para Assuntos Jurídicos

    O PRESIDENTE DA REPÚBLICA, no uso das atribuições que lhe confere o art. 84, incisos II, IV e VI, da Constituição, e tendo em vista o art. 36 do Decreto-Lei nº 200, de 25 de fevereiro de 1967, como o art. 86 da Lei nº 8.069, de 13 de julho de 1990, DECRETA:

    Brasília, 31 de maio de 1991; 170º da Independência e 103º da República.


    Art. 1º

    O Decreto de 14 de maio de 1991, que dispõe sobre o PROJETO MINHA GENTE, passa a vigorar com as seguintes modificações: "Art. 1º (...) Parágrafo único (...) I - creche e pré-escola; (...)". " Art. 3º Ao Conselho Superior do PROJETO MINHA GENTE, competirá aprovar os projetos e programas relativos às atividades referidas no parágrafo único do art. 1º, bem assim fixar as diretrizes a elas pertinentes, e aprovar o respectivo regimento interno.

    Parágrafo único

    Integram o Conselho Superior:

    a )

    o Ministro de Estado da Saúde, seu Presidente;

    b )

    o Ministro de Estado da Educação;

    c )

    o Ministro de Estado da Ação Social;

    d )

    o Presidente da Fundação Legião Brasileira de Assistência;

    e )

    o Presidente da Fundação Centro Brasileiro para a Infância e Adolescência." " Art. 4º Da execução do PROJETO MINHA GENTE, será encarregada Comissão Executiva, composta de representantes dos Ministérios da Saúde, da Educação, da Ação Social e da Economia, Fazenda e Planejamento indicados pelos respectivos titulares, bem como de técnicos outros, em ambos os casos nomeados pelo Ministro de Estado Coordenador.

    § 1º

    Competirá à Comissão Executiva:

    a )

    gerir todas as ações necessárias à implantação do Projeto;

    b )

    elaborar e escolher, padronizando-os, os projetos de obras e os equipamentos, bem assim lhes efetivar a avaliação;

    c )

    contratar as obras respectivas, e a compra dos equipamentos, como supervisionar a execução dos atinentes contratos;

    d )

    promover o treinamento dos recursos humanos indispensáveis ao desenvolvimento das atividades objeto do parágrafo único do art. 1º;

    e )

    implantar, diretamente, ou mediante convênio, as referentes unidades físicas;

    f )

    supervisionar os trabalhos relativos às citadas unidades, até a sua implantação;

    g )

    aprovar o respeitante regimento interno.

    § 2º

    Para os fins do disposto na alínea e do parágrafo precedente, o Ministro de Estado Coordenador celebrará convênios com órgãos e entidades federais, estaduais, municipais, e do Distrito Federal.

    § 3º

    À Comissão Executiva será facultado subdividir-se em subcomissões compostas de representantes dos Ministérios da Saúde, da Educação e da Ação Social, às quais se atribuirão assuntos específicos, delas podendo participar representantes de órgãos, ou entes, públicos ou privados, bem como colaboradores eventuais." " Art. 5º As funções de membro do Conselho Superior, da Comissão Executiva, ou de subcomissão desta, não serão remuneradas, considerando-se seu exercício, relevante serviço." " Art. 6º Incumbirá ao Ministro de Estado Coordenador:

    I

    designar o órgão de seu Ministério, encarregado de fornecer, ao funcionamento do Conselho Superior e da Comissão Executiva, o necessário apoio administrativo;

    II

    indicar o gestor dos recursos orçamentários e financeiros que venham a ser, especificamente, destinados ao Projeto de que trata este ato e àquele "Ministério da Criança";

    III

    expedir as instruções necessárias ao cumprimento do disposto neste decreto." " Art. 7º O Ministro de Estado Coordenador e aquele da Economia, Fazenda e Planejamento, encaminharão, em ato conjunto, no prazo de cinco dias, proposta de alocação dos recursos indispensáveis às ações integradas, às atividades e concernentes unidades físicas, previstas no art. 1º."

    Parágrafo único

    O art. 5º do decreto sob alteração passa a constituir seu art. 8º.

    Art. 2º

    O Poder Executivo fará publicar, nos cinco dias subseqüentes à vigência deste ato, o texto consolidado do decreto ao qual alude o artigo anterior.

    Art. 3º

    Este Decreto entrará em vigor na data de sua publicação.


    FERNANDO COLLOR Alceni Guerra

    Este texto não substitui o publicado no DOU de 3.6.1991.