JurisHand AI Logo
|
Acessar legislação inteira

Artigo 2º do Decreto nº 16.213 de 28 de Novembro de 1923

Estabelece as bases da reorganização do pessoal subalterno do serviço de machinas da Marinha de Guerra e dá outras providencias

Acessar conteúdo completo

Art. 2º

O pessoal do serviço subalterno de machinas será, grupado, dentro de seus corpos, do seguinte modo;

a

no Corpo de Sub-Officiaes haverá os seguintes quadros: 1º, quadro de conductores-machinistas; 2º, quadro de conductores-motoristas; 3º, quadro de conductores-electricistas; 4º, quadro de conductores de caldeiras; 5º, quadro de artifices de machinas.

b

no Corpo de Marinheiros haverá para os inferiores, na secção de auxiliares-especialistas, as seguintes especialidades: 1º, auxiliares-machinistas; 2º, auxiliares-motoristas; 3º, auxiliares-electricistas; 4º, auxiliares de caldeiras; 5º, auxiliares de artifices.

c

no Corpo de Marinheiros, para as praças e cabos, haverá as seguintes companhias de especialidades para praticantes: 1º, companhia de praticantes-machinistas; 2º, companhia de praticantes-motoristas; 3º, companhia de praticantes-electricistas; 4º, companhia de praticantes-foguistas; 5º, companhia de praticantes-artifices. Paragrapho unico. Os artifices terão as seguintes especialidades ou officios: torneiro, ferreiro, caldeireiro de cobre, electricista, fundidor, modelador, soldador e outras que o Governo de futuro venha a estabelecer, sem que nenhuma dellas constitua um quadro á parte.

Art. 2º do Decreto 16.213 /1923