Escrivão de Polícia Civil - 2012
Em uma aldeia moram estrangeiros e nativos, e existem dois tipos de pessoas: as que contam somente verdades e as que contam somente mentiras. Além disso, os dois tipos de pessoas são indistinguíveis. Os moradores X e Y da aldeia travam o diálogo seguinte:
X: Y é um estrangeiro mentiroso. Eu sou nativo. Y: X está contando a verdade.
Qual das afirmações seguintes é consequência das anteriores?
Imagine que você possa ganhar um de três prêmios diferentes (X, Y e Z). O prêmio mais valioso é X e o segundo mais valioso é Y. Para ganhar um dos prêmios, você deve proferir uma sentença que seja verdadeira. Se a sentença for falsa, você não ganha nenhum dos prêmios. Qual das sentenças nas alternativas a seguir, se proferida, garante que você ganha o prêmio mais valioso?
Considere o argumento seguinte: Se choveu, o trânsito estará difícil. Se o trânsito estiver difícil, eu estarei atrasado, a menos que eu saia antes. De fato, choveu. Portanto, eu devo sair antes para evitar atraso.
Escreva o argumento simbolicamente, usando as seguintes proposições básicas:
P: Choveu Q: O trânsito estará difícil R: Estarei atrasado S: Saio antes
Carlos, João, Luís e Pedro são proprietários, cada um deles de um cavalo. Cada um deles nomeou o seu cavalo com o nome de algum dos amigos e de maneira que os cavalos têm nomes diferentes. Um dia, eles estão cavalgando juntos e:
-
Nenhum deles está montando seu próprio cavalo ou o cavalo que tem o seu nome;
-
Luís está montando o cavalo de Carlos;
-
O cavalo de Pedro está montado pelo cavaleiro que tem o mesmo nome do cavalo de Luís;
-
O proprietário do cavalo com nome Carlos monta o cavalo com nome Pedro.
Qual o nome do cavalo que tem como proprietário aquele que monta o cavalo chamado Luís?
Em uma coleção de doze moedas de aparência idêntica existe uma falsa, que tem peso inferior às demais. Usando uma balança de pratos, qual o número mínimo de pesagens necessárias para se descobrir a moeda falsa?







