Advogado - 2025
No que se refere às ideias do texto, julgue o item a seguir. Quanto às características do texto, nele é empregada uma linguagem de difícil acesso, que é ininteligível para quem não é da área médica.
No que se refere às ideias do texto, julgue o item a seguir. É predominante, no texto, a tipologia argumentativa, ao se discutir e pormenorizar os vários conceitos de doença, nos tempos modernos.
No que se refere às ideias do texto, julgue o item a seguir. Segundo o texto, a medicina teria surgido da necessidade humana de se afastar e curar, a partir de rituais e crenças mágicas, o sofrimento causado por enfermidades e por ferimentos.
No que se refere às ideias do texto, julgue o item a seguir. Depreende‑se do texto que a medicina, como a arte de curar, era aplicada desde as civilizações mais antigas.
No que se refere às ideias do texto, julgue o item a seguir. Deduz‑se do texto que o termo medicina designa tanto a arte de curar (prática médica) quanto a aplicação de terapia (na forma de rituais e mágicas para curar as doenças).
No que se refere às ideias do texto, julgue o item a seguir. De acordo com o texto, as doenças tinham uma causa única, ou seja, eram ocorrências naturais, com dolorosas consequências, que poderiam ser aplacadas por curandeiros.
No que se refere às ideias do texto, julgue o item a seguir. A partir da sentença “seria obra de algum inimigo, dotado de poderes especiais ou mágicos, cuja animosidade haveria de ser combatida por meio de sortilégios”, no primeiro parágrafo, depreende‑se a referência a feiticeiro, bruxo ou mago.
Com referência ao texto e a seus aspectos linguísticos e gramaticais, julgue o item seguinte. Na linha 2, o termo “‑los”, em “curá‑los”, retoma o termo antecedente “os doentes”, da mesma forma que, na linha 16, o termo “‑la” retoma “a alma”.
Com referência ao texto e a seus aspectos linguísticos e gramaticais, julgue o item seguinte. Ao se falar de “ocorrência sobrenatural” (linha 3), citando‑se “os ventos, as tempestades ou as manifestações de deuses malévolos” como exemplos, considerava‑se que, à época, os fenômenos meteorológicos ou atmosféricos eram tidos como não naturais.
Com referência ao texto e a seus aspectos linguísticos e gramaticais, julgue o item seguinte. A expressão “tal como” (linha 3) poderia, sem prejuízo gramatical, ser flexionada no plural – tais como –, caso em que passaria a se referir aos elementos da enumeração posterior.









