Psicólogo Organizacional - 2025
Julgue o item seguinte, com base no disposto no Código de Ética Profissional do Psicólogo. É dever fundamental do psicólogo, fornecer, a quem de direito, na prestação de serviços psicológicos, informações concernentes ao trabalho a ser realizado e ao seu objetivo profissional.
Julgue o item seguinte, com base no disposto no Código de Ética Profissional do Psicólogo. O Código de Ética é explícito ao dispor que a prestação de serviços profissionais em situações de calamidade pública ou de emergência está condicionada ao estabelecimento de acordos de prestação de serviços que garanta benefício pessoal a ambas as partes, respeitados os direitos do usuário ou beneficiário de serviços de psicologia.
Julgue o item seguinte, com base no disposto no Código de Ética Profissional do Psicólogo. É dever do psicólogo, assumir responsabilidades profissionais por atividades necessárias ao atendimento a quem precise em caso de urgência, independentemente de ser capacitado teoricamente para realizá-las.
Julgue o item a seguir, de acordo com disposto no Decreto n.º 9.739/2019. O edital do concurso público não deve especificar os requisitos da avaliação psicológica, por questões de sigilo.
Julgue o item a seguir, de acordo com disposto no Decreto n.º 9.739/2019. O resultado final da avaliação psicológica do candidato será divulgado exclusivamente como “apto” ou “inapto”.
Julgue o item a seguir, de acordo com disposto no Decreto n.º 9.739/2019. A realização de avaliação psicológica está condicionada à existência de previsão legal específica e deverá estar prevista no edital do concurso público.
Julgue o item que se segue, com relação à Resolução n.º 01/1999 e à Resolução n.º 08/2020 do Conselho Federal de Psicologia (CFP). Os profissionais da psicologia podem considerar promover ações com autores de violências de gênero em processos interventivos e de acolhimento como forma de contribuir para reflexões sobre o preconceito, o desaparecimento de discriminações e estigmatizações.
Julgue o item que se segue, com relação à Resolução n.º 01/1999 e à Resolução n.º 08/2020 do Conselho Federal de Psicologia (CFP). Não se devem considerar aspectos como raça, etnia, orientação sexual e deficiência nas ações de acolhimento e e proteção da mulher e de pessoas com expressões não binárias de gênero.
Julgue o item que se segue, com relação à Resolução n.º 01/1999 e à Resolução n.º 08/2020 do Conselho Federal de Psicologia (CFP). É vedado aos profissionais da psicologia orientar pessoas LGBTQIAPN+ a buscarem tratamentos de cura das homossexualidades ou demais tratamentos não solicitados.
O Sistema de Avaliação de Testes Psicológicos (SATEPSI) tem por objetivo qualidade técnico-científica de instrumentos psicológicos para uso profissional. Resolução n.º 31/2022 do Conselho Federal de Psicologia Com base na resolução n.º 31/2022 do Conselho Federal de Psicologia (CFP), julgue os itens a seguir. Os profissionais da psicologia podem recorrer a procedimentos e recursos auxiliares na avaliação psicológica, como, por exemplo, técnicas e instrumentos não psicológicos que possuam respaldo da literatura científica e relatórios de equipes multiprofissionais.