Médico Psiquiatra - 2025
Acerca dos transtornos de humor, julgue o item seguinte. A cetamina, cada vez mais utilizada em casos de transtorno depressivo maior resistente ao tratamento, é uma boa opção terapêutica para gestantes com quadro depressivo grave, haja vista seu perfil de segurança na gestação.
Acerca dos transtornos de humor, julgue o item seguinte. Quadros depressivos são mais comuns em pessoas com mais de 60 anos de idade quando comparados à população em geral, sendo os episódios depressivos moderados a graves relatados por aproximadamente metade dos idosos em seu último ano de vida.
Acerca dos transtornos de humor, julgue o item seguinte. Ainda que alguns anticonvulsivantes, como valproato de sódio, possam ser indicados no tratamento da mania aguda, outros, como lamotrigina, gabapentina e topiramato, não são eficazes para quadros maníacos e, portanto, não devem ser utilizados para tal fim.
Acerca dos transtornos de humor, julgue o item seguinte. A diferenciação entre episódio depressivo unipolar e bipolar é um desafio frequente na prática clínica e, ainda que não haja características patognomônicas que os diferenciem, alguns aspectos clínicos são mais preditivos de transtorno depressivo maior que de transtorno afetivo bipolar, a exemplo de depressão recorrente e depressão com retardo psicomotor acentuado; por outro lado, depressão psicótica antes dos 25 anos de idade e depressão pós-parto, especialmente com sintomas psicóticos, predizem maior risco de quadro bipolar.
Acerca dos transtornos de humor, julgue o item seguinte. Os transtornos depressivos estão associados à diminuição do sono de ondas lentas, ao aumento da frequência e da duração de despertares noturnos, à redução do tempo de sono total, ao aumento do sono REM fásico e à redução da latência do sono REM.
A respeito dos transtornos mentais orgânicos, julgue o item a seguir. Exceto as intervenções para a redução do risco de recorrência de acidente vascular encefálico na demência vascular, não há medicamentos disponíveis que alterem o curso dos transtornos neurocognitivos maiores ou melhorem os sintomas de maneira substancial e duradoura.
A respeito dos transtornos mentais orgânicos, julgue o item a seguir. A memantina é um medicamento anticolinesterásico indicado para o tratamento da doença de Alzheimer em grau moderado a grave.
A respeito dos transtornos mentais orgânicos, julgue o item a seguir. Para o tratamento do delirium hiperativo, deve-se preferir o uso de benzoadiazepínicos, isoladamente ou em associação com antipsicóticos.
A respeito dos transtornos mentais orgânicos, julgue o item a seguir. A patogênese da doença de Alzheimer, cuja etiologia é multifatorial, está relacionada, entre outros fatores, a erros na clivagem da proteína beta-amiloide e à hiperfosforilação da proteína tau.
No que se refere ao uso de substâncias psicoativas, julgue o próximo item. O uso de naltrexona é adequado e seguro para o tratamento de transtorno relacionado ao uso de álcool, em especial em pacientes com doença hepática grave.