Promotor de Justiça - 2012
Orações ou termos coordenados assindéticos devem ser separados por vírgula. Assinale o trecho em que as vírgulas NÃO exemplificam essa regra.
A palavra
já
, dependendo da situação de comunicação, exerce função de advérbio ou de operador argumentativo. Assinale a alternativa em que exerce a função de operador argumentativo.
Qual enunciado apresenta todas as formas verbais corretamente flexionadas?
Sobre o texto, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.
( ) A pergunta no quadro à esquerda serve de mote para a construção do sentido do enunciado no quadro à direita.
( ) O emprego do verbo ter no quadro à direita, em lugar do verbo haver com sentido de existir, é uma construção coloquial usada nas propagandas para envolver o leitor alvo.
( ) No anúncio original, o plano de fundo do quadro à esquerda é vermelho e o da direita é preto, tal contraste é totalmente irrelevante para o sentido do texto.
( ) As formas verbais Doe e dói, por guardarem semelhança sonora, geram ambiguidade.
Assinale a sequência correta.
O trecho abaixo é exemplo de linguagem cotidiana em sua modalidade oral ( pessoa dirigindo-se a um segurança de um órgão público ), numa variedade que difere gramaticalmente em vários pontos da norma padrão.
Me fala, por favor, aonde posso queixar das grosseria que o atendente fez pra mim. Não é possível que vocês num respeita os mais velho.
Assinale a alternativa em que a reescritura desse trecho conserva as mesmas informações e obedece às regras da norma culta.
No Brasil, fast-food e alopatia convivem na boa com a mamadeira, a canjica, os chás de erva-cidreira e erva-doce. Geleia global. Tudo bem que os americanos tenham o seu “pieceofcake”, designativo das coisas fáceis de obter. Houve tempo em que eles só souberam da fartura e não sentiram na carne o que é ter de descascar um abacaxi, resolver um pepino, encarar uma batata quente e enfrentar o angu de caroço que é o nosso dia a dia. Afinal, mesmo em crise, eles ainda ganham em dólar. E comem como poucos.
(Rev. Língua Portuguesa, nº 78, 2012.)
Em relação aos recursos linguísticos e estilísticos do texto, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.
( ) Na caracterização feita ao nosso dia a dia, foram usadas metáforas de alimentação, todas indicativas da leveza de vida do brasileiro.
( ) A palavra geleia não mais é acentuada em função do novo Acordo Ortográfico, assim também papeis, pasteis e bachareis.
( ) Os termos fast-food e “pieceofcake” são estrangeirismos sem aportuguesamento que coexistem com as palavras em português, a exemplo de coffee break , delivery , off .
( ) Erva - cidreira e erva-doce mantêm o hífen, segundo o novo Acordo Ortográfico, por designarem espécies botânicas.
Assinale a sequência correta.
O não entendimento de um enunciado pode ocorrer também pelo uso de elementos de ligação inadequados. Assinale a alternativa que apresenta a reescritura do enunciado dado de modo adequado.
A respeito dos recursos linguístico - textuais usados no artigo, analise as afirmativas.
I - No trecho e só Deus sabe quando isso vai acontecer. ( linha 23 ), o elemento coesivo isso retoma a dispensa do visto de entrada nos Estados Unidos pelos brasileiros.
II - Em Que diabos isso tudo teria a ver com a sua vida? ( linha 6 ), não há pretensão do autor em obter resposta do leitor, caracterizando a pergunta como retórica.
III - Os termos brasileiro, cidadão e sujeito, no artigo, fazem parte do mesmo campo semântico, apesar de apresentarem nuanças de sentido.
IV - A expressão ( isso mesmo: 150 ) ( linha 19 ) reafirma o dado anterior, o que pode sugerir também posicionamento do articulista.
Estão corretas as afirmativas:



