Policial Penal - 1ª Classe - Merecimento - 2024
A organização do cenário poderá ser iniciada pelos primeiros policiais que presenciarem a eclosão do evento crítico/crise, pois quanto mais célere for a delimitação do perímetro, mais eficaz será o controle da situação. E consiste em três ações distintas:
Dentre as alternativas táticas delineadas no Protocolo de Contingenciamento em Cenários de Crise, está a negociação. Segundo Monteiro (1994), a negociação é quase tudo no gerenciamento de crises: “gerenciar crises é negociar, negociar e negociar. E quando ocorre de se esgotarem todas as chances de negociações, deve-se ainda tentar negociar mais um pouquinho...”. São tipos de negociação:
Ao enfrentar uma crise onde se inicia um processo de negociação, é considerada reivindicação inegociável:
Para uma ação funcional, torna-se fundamental a definição de atribuições gerais dos envolvidos no evento de crise em estabelecimentos penais. Nesse sentido, é uma atribuição do “chefe de equipe”:
A classificação dos cenários das Unidades Prisionais, de acordo com o grau de tensão ou instabilidade, visa fornecer subsídios para atuação adequada nos mais diversos momentos pelos quais possa passar uma Unidade Prisional. Acerca da classificação adotada no Protocolo, é utilizada uma classificação por:
Um grupo tático é uma equipe especializada treinada para lidar com situações de alta complexidade e risco, geralmente em contextos de segurança e operações de emergência. Esses grupos são compostos por membros com habilidades específicas e equipamentos adequados para enfrentar desafios que vão além das capacidades das unidades convencionais. De acordo com o protocolo, são considerados recursos táticos da Polícia Penal:
Uma crise deve ser gerida a partir de elementos para seu devido gerenciamento. Considerando o organograma de tais elementos, o “posto de comando operacional” está:
Recursos táticos são ferramentas, equipamentos e técnicas utilizados por equipes especializadas para realizar operações complexas e enfrentar situações de alto risco. Esses recursos são projetados para maximizar a eficácia e a segurança durante missões que exigem habilidades e equipamentos específicos. De acordo com o “protocolo”, são alternativas táticas:
Operação de rescaldo é uma fase de um processo de resposta a incidentes que ocorre após a resolução inicial da crise ou incidente principal. Com a resolução da crise, o Gerente autorizará a Operação Rescaldo onde os grupos táticos providenciarão:
Para melhor compreensão do Plano de Contingência, é importante o conhecimento de conceitos relativos ao Gerenciamento de Crise e negociação em Ambientes Prisionais. Neste sentido, um incidente crítico é considerado: