Perito Criminal de Classe a Nível I - 2024
Em um acidente de trânsito com vítimas fatais, a perícia identificou marcas de frenagem no local. Analise as alternativas a seguir e, dentre elas, assinale a que apresenta a informação mais importante que pode ser obtida através da análise dessas marcas de frenagem:
As marcas de deslizamento ou de arrastamento de corpo flácido, quando de um acidente de trânsito, são produzidas geralmente após o choque entre veículo e pedestre e a consequente queda dele com deslizamento ou arrastamento sobre a superfície da pista. Assinale, dentre as alternativas a seguir, a que apresenta CORRETAMENTE a principal conclusão a que pode chegar o perito a partir da análise dessas marcas:
Cada tipo de acidente de trânsito apresenta suas particularidades e exige investigação minuciosa para determinar as causas e responsabilidades. A análise de vestígios no local, como marcas de frenagem e fragmentos de veículos, é fundamental para a perícia criminal. Assinale, dentre as alternativas a seguir, a que apresenta uma sentença INCORRETA:
Para efeito de exame de local de acidente de tráfego, no que se refere à situação topográfica, a constituição das pistas deve ser analisada sob três aspectos, a saber a verificação do seu traçado e respectiva sinalização; as falhas de construção, buracos, depressões ou outras irregularidades que ofereçam perigo ao tráfego de veículos, bem como as condições de visibilidade da própria pista e dos obstáculos que a margeiam; e, finalmente, o exame da superfície da pavimentação, referente à capacidade de aderência. A este respeito, assinale a alternativa INCORRETA quanto aos aspectos que devem ser analisados na constituição das pistas:
“Causa Determinante é considerada aquela que, afastada, o acidente não ocorre. Em geral está associada a uma infração de alguma norma de trânsito. Ou seja, é lícito pressupor que sem infração de norma de trânsito não há causa de acidente. A eficiência do levantamento do local é condição “sine qua non” para a aplicação das Causas Determinantes”
(CEARÁ/SSPDS/AESP. Perícia em Acidentes de Trânsito. Fortaleza, 2024, p. 13).
Considere que, em um acidente de trânsito, a perícia identificou elementos que indicam que o condutor do veículo estava em alta velocidade no momento da colisão. Dentre as alternativas a seguir, e considerando exclusivamente as informações do caso hipotético, assinale a que apresenta CORRETAMENTE a causa determinante para o acidente:
A atividade pericial baseia-se em metodologia científica e, para tanto, compreendendo procedimentos preestabelecidos e ordenados de forma lógica, além do conhecimento de diversas áreas. Desta forma, é essencial a observância dos procedimentos operacionais padrão sobre o levantamento de local de crime. Desta forma, considerando as ações preliminares para a realização de perícia em local de crime de trânsito, assinale, dentre as sentenças a seguir, a alternativa que descreve INCORRETAMENTE uma das etapas do POP:
Geralmente, em casos de acidente de tráfego, as primeiras equipes que comparecem aos locais são as da Polícia Militar, do Corpo de Bombeiros ou do DETRAN. No que tange ao local do evento, é CORRETO afirmar que a responsabilidade legal pela sua preservação é do(a):
Sobre os elementos de investigação a serem observados e registrados no local de acidente de tráfego, analise as sentenças a seguir e escolha a alternativa CORRETA:
“A fotografia assinala detalhes e particularidades de uma a cena de crime e de suas evidências materiais. Como nos demais casos da Criminalística, nos locais de delitos de trânsito, os peritos devem fazer fotografias do local antes que sejam tocados ou movidos vestígios ou cadáveres de suas posições originais, com o objetivo de perpetuar a situação encontrada” (CEARÁ/SSPDS/AESP. Perícia em Acidentes de Trânsito. Fortaleza, 2024, p. 12).
A respeito da fotografia na perícia de acidentes de trânsito, assinale a alternativa CORRETA em relação aos tipos de fotos que devem ser feitas no local do acidente:
Considerando a classificação das Causas Determinantes, assinale a alternativa que descreve CORRETAMENTE uma situação em que a responsabilidade do acidente é atribuída ao meio (via):