Agente Penitenciário - 2014
Analise as assertivas que seguem sobre as ideias contidas no texto, assinalando V, se verdadeiras, ou F, se falsas. ( ) Os problemas da alta criminalidade fora das prisões e das questões penitenciárias não podem ser compreendidos como problemas da área da saúde, mas estritamente da área da justiça. ( ) Diferentes cientistas que estudam o funcionamento do cérebro humano apostam na não existência de livre-arbítrio, ou seja, de que não temos a capacidade de fazer escolhas conscientes e livres. ( ) Somente as pessoas que praticam crimes não possuem livre-arbítrio, todas as outras possuem. ( ) No momento de julgamento de crimes, parece ser preciso mudar a mentalidade sobre a existência do livre-arbítrio, porém a mudança não é em relação à necessidade de punição ou não dos criminosos, mas ao tipo de punição que se é imposta. A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
Analise as assertivas em relação à expressão ‘outros modelos de coibir a violência estão esgarçados’ (l.32). I. Entende-se que os modelos de coibição de violência estão se desfazendo. II. A palavra ‘esgarçados’, nesse contexto, poderia ser substituída por ‘divididos’. III. Poder-se-ia substituir o verbo ‘coibir’ por ‘absorver’. Quais estão corretas?
Observe as propostas de alteração de expressões no texto, considerando as regras de concordância verbal, a fim de manter a correção gramatical. I. A alteração de ‘três’ (l.12) por ‘um’ acarreta necessidade de mudanças. II. Ao colocar a expressão ‘atividade elétrica’ (l.20) no plural, não há necessidade de alterações. III. Se colocássemos ‘o criminoso’ (l.24) no plural, o verbo assumiria a forma ‘têm’ para fins de concordância. Quais estão corretas?
Considere a seguinte frase, retirada do texto: “A essas obras soma-se a declaração de um dos principais professores da Universidade de Chicago” (l.14-15). Analise as assertivas a seguir: I. A expressão ‘soma-se a declaração’ poderia ser alterada por ‘é somada a declaração’, sem alterar o sentido da frase. II. O sujeito da oração é “A essas obras”. III. O termo “de um dos principais professores da Universidade de Chicago” é classificado como um objeto indireto. Quais estão INCORRETAS?
Analise as afirmações sobre a seguinte frase retirada do texto: “Ou a medicina cuida do bandido ou o bandido vai acabar matando o médico” (l.01). I. As duas ocorrências de ‘ou’ poderiam ser alteradas por ‘ora’, mantendo-se o mesmo sentido da frase. II. A partir da leitura da frase, pode-se inferir que há uma dúvida sobre uma realidade passada. III. Percebe-se que, caso o bandido não mate o médico, a medicina irá tirar a vida dos criminosos impiedosamente. Quais estão INCORRETAS?
Observe as propostas de alteração de palavras do texto, assinalando M para as que mantêm a correção gramatical, apresentando outra possibilidade de escrita, e A para as que a alteram, pois a frase fica gramaticamente incorreta. ( ) ‘buscavam eles’ (l.16) por ‘ eles buscavam ’. ( ) ‘Estabeleceu-se’ (l.19) por ‘ Se estabeleceu ’. ( ) ‘ele dispensa’ (l.37) por ‘ dispensa ele ’. A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
Considere as propostas de reescrita da seguinte frase, retirada do texto: “A proposta inovadora é que sejam tratados para não ficarem realimentando a cadeia da violência.” (l.29-30) I. Propõe-se um novo método inovador, em que o tratamento dos criminosos fará com que esses não realimentem o ciclo da violência. II. Para que o ciclo da violência não continue a ser realimentado pelos criminosos, a proposta é inovar a forma de tratamento deles. III. Inova-se ao propor que os criminosos precisam de tratamento para não ficarem buscando refeições na cadeia. Quais alteram o significado da frase original?









