Técnico de Procuradoria - 2023
Observe os dois pequenos textos a seguir.
Texto 1: Comece a fazer um tipo de investimento que assegure a aqueles que virão depois de você uma vida boa como a sua.
Texto 2: Ah, que bom ficar sem fazer nada, belo e tranquilo, tendo guardado o que ganhei na vida. Posso dormir depois do almoço enquanto os outros trabalham.
O que há de comum entre esses dois textos é:
Leia a seguinte frase de um economista:
“Preço” e “valor” significam a mesma coisa, mas “não tem preço” e “não tem valor” são antônimos.
O pensamento abaixo que mostra uma estruturação apoiada em antônimos, é:
Observe o seguinte pensamento do humorista Millôr Fernandes: “A economia compreende todas as atividades do país, mas nenhuma atividade do país compreende a economia”. O pensamento é composto por duas orações; sobre a sua estruturação, é correto afirmar que:
O vocábulo “você” é um pronome de tratamento íntimo, usado em relacionamentos de amizade. Em algumas frases, entretanto, ele se refere, indeterminadamente, a todas as pessoas. A frase abaixo em que isso ocorre, é:
Observe o seguinte pensamento de A. Huxley:
“O dinheiro não traz nenhuma satisfação quando é necessário trabalhar para ganhá-lo: pois que, trabalhando para consegui-lo, não sobra tempo para gastá-lo”.
A afirmação adequada sobre o dinheiro, tendo em vista o que é dito nesse pensamento, é que ele:
Observe a seguinte frase: “Nunca roubes: desse modo, nunca terás sorte nos teus negócios. Procura ludibriar apenas”. Toda essa frase mostra o tratamento na segunda pessoa do singular; se a passarmos para a terceira pessoa do singular, a forma correta dessa frase seria:
O ex-presidente John Kennedy declarou: “A paz mundial, como a paz em uma comunidade, não necessita que cada um ame o seu vizinho – mas que vivam com mútua tolerância, submetendo suas disputas a um acordo justo e pacífico”.
Infere-se dessa declaração que:
Muitas frases são construídas tendo por inspiração outras frases muito conhecidas; a opção abaixo em que a frase inspiradora é vista com reprovação, é:
Na escrita, um só termo pode substituir, de forma adequada, uma locução ou mesmo toda uma oração. Em todas as opções abaixo há uma locução adverbial sublinhada; a frase em que a locução foi substituída adequadamente por um advérbio de mesmo sentido, é:
O célebre escritor Emerson escreveu certa vez: “Um autor aparece com mais vantagem nas páginas de outro livro, distinto do seu. No seu próprio, ele é apenas um candidato à espera da aprovação do leitor; no livro de outro autor ele tem a autoridade de quem legisla”.
Deduz-se dessa afirmação que: