Assistente em Administração - 2010
Segundo Matias-Pereira (2008), são consideradas as principais diferenças entre a Administração Pública burocrática e a Administração Pública gerencial o seguinte:
I. A Administração Pública burocrática é auto-referente e se concentra no processo, em suas próprias necessidades e perspectivas; a Administração Pública gerencial é orientada para o cidadão e se concentra nas necessidades e perspectivas do cliente-cidadão.
II. A Administração Pública burocrática acredita em uma racionalidade absoluta, que a burocracia está encarregada de garantir; a Administração Pública gerencial pensa na sociedade como um campo de conflito, cooperação e incerteza.
III. A Administração Pública burocrática prega os princípios de confiança, de descentralização da decisão, envolve formas flexíveis de gestão e incentivos à criatividade e inovação; a Administração gerencial prega o formalismo, rigidez e o rigor técnico.
IV. A Administração Pública burocrática prega a descentralização, com delegação de poderes, atribuições e responsabilidades para os escalões inferiores; a Administração Pública gerencial é centralizadora e autoritária.
Marque a alternativa CORRETA :
Matias-Pereira (2008), ao citar Ferlie (1999), ressalta que, no contexto internacional das reformas do Estado, quatro modelos caracterizam a Nova Administração Pública. Marque a alternativa INCORRETA.
No que se refere à importância da terminologia arquivística, considere o trecho do livro “Arquivo: teoria e prática” de autoria de Marilena Leite Paes, 3ª Ed. p. 23: “ No vasto campo da ciência da informação, um dos aspectos que mais tem preocupado os profissionais da área é, sem dúvida, o estabelecimento de uma terminologia específica, capaz de atender a programas racionais de intercâmbio, disseminação e recuperação da informação ”. Diante disso, faça a relação entre as terminologias constantes na TABELA I e os significados presentes na TABELA II .
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA :
Leia atentamente as proposições sobre arquivos correntes, intermediários e permanentes. Assinale V ou F conforme seja verdadeira (V) ou falsa (F) a proposição.
( ) O arquivo corrente é constituído de documentos em curso ou consultados frequentemente, conservados nos escritórios ou nas repartições que os receberam e os produziram ou em dependências próximas de fácil acesso.
( ) O arquivo permanente é formado por documentos que perderam todo valor de natureza administrativa, que se conservam em razão de seu valor histórico ou documental e que constituem os meios de conhecer o passado e sua evolução.
( ) O arquivo intermediário é constituído de documentos que deixaram de ser frequentemente consultados, mas cujos órgãos que os receberam e os produziram podem ainda solicitá-los, para tratar de assuntos idênticos ou retomar um problema novamente focalizado.
Marque a alternativa que apresenta a sequência CORRETA :
Conforme suas características, forma e conteúdo, os documentos podem ser classificados segundo o gênero e a natureza do assunto (PAES, 2004, p. 29). Quanto ao gênero é INCORRETO afirmar que





