Use o Vade Mecum AI para Concursos: Lei + Questões em um só lugar!
JurisHand AI Logo

Em relação aos fenômenos cadavéricos mencionados no texto 1A9AAA, assinale a opção correta.

67184|Direito Penal

Texto 1A9AAA

      Em determinada cidade interiorana, por volta das dezesseis horas de um dia ensolarado, o corpo de uma mulher jovem foi encontrado por populares, em área descoberta de um terreno baldio. O delegado de plantão foi comunicado do fato e, ao dirigir-se ao local, a autoridade policial verificou que o corpo se encontrava em decúbito dorsal e despido. A perícia de local, tendo realizado exame perinecroscópico, verificou que o corpo apresentava temperatura de 27 ºC, além de rigidez completa de tronco e membros. Constataram-se escoriações na face, fraturas dos elementos dentários anteriores, manchas roxas na região cervical anterior e duas lesões profundas na região torácica anterior, abaixo da mama esquerda, medindo a maior delas 4 cm × 1 cm. Havia tênue mancha de tonalidade avermelhada na face posterior do corpo, que só não se evidenciava nas partes que estavam em contato com o solo. Nas adjacências das lesões torácicas e no solo próximo ao corpo, havia pequena quantidade de sangue coagulado. No mesmo terreno onde estava o corpo, foi encontrada uma faca de gume liso único. A lâmina, que estava suja de sangue, tinha formato triangular e media 20 cm de comprimento e 4 cm de largura em sua base. Exames laboratoriais realizados posteriormente atestaram que o sangue presente na faca pertencia à vítima. Após a lavagem do corpo, foi possível detectar lesões torácicas, de acordo com as imagens mostradas na figura a seguir.

                  associated-text-2527362f4db1eaf5cd4d2a5eb563d48347598a725ea77a8cc6277daedec7b328-46-0.jpg

Em relação aos fenômenos cadavéricos mencionados no texto 1A9AAA, assinale a opção correta.

  • A

    As manchas avermelhadas identificadas na face posterior do cadáver correspondem ao fenômeno da algidez cadavérica.

  • B

    O aspecto tênue das manchas avermelhadas identificadas na face posterior do cadáver indica que a morte decorreu de asfixia.

  • C

    A discreta presença de sangue adjacente às lesões torácicas caracteriza, unicamente, a ocorrência de lesões post mortem.

  • D

    A rigidez cadavérica que se instalou nas primeiras horas após a morte tende a se intensificar na medida em que ocorrerem os fenômenos da putrefação.

  • E

    A exposição do corpo ao tempo aberto e ao calor do ambiente podem ter contribuído para acelerar o processo de rigidez cadavérica.

Em relação aos fenômenos cadavéricos mencionados no texto...